Notícias Indústria nacional de componentes bateu novo recorde absoluto

Indústria

Indústria nacional de componentes bateu novo recorde absoluto

A indústria de componentes automóveis nacional teve o melhor abril de sempre. Espanha continua a ser a maior cliente.

Pinças de travão na linha de montagem
© André Mendes / Razão Automóvel

Abril mostrou-se muito positivo para a indústria portuguesa de componentes automóveis, que estabeleceu um novo máximo absoluto para o mês em questão.

De acordo com dados disponibilizados pela Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA), só no mês de abril as exportações de componentes automóveis atingiram os 1100 milhões de euros, o que se traduz num aumento de 11% face ao mesmo mês em 2023, o que representa um novo recorde.

Em abril, as exportações de componentes automóveis foram responsáveis por 16,1% das exportações nacionais de bens transacionáveis.

O que significa que por cada 100 euros exportados, 16,10€ provêm da indústria de componentes automóveis.

José Couto, presidente da AFIA

Numa nota já não tão positiva, entre janeiro e abril registou-se uma ligeira diminuição no crescimento das exportações, comparativamente ao período homólogo de 2023, tendo as exportações atingindo os 4300 milhões de euros.

Para onde vão os componentes automóveis feitos em Portugal?

O principal destino destes componentes continua a ser o continente europeu, que concentra 88,8% das vendas realizadas, um valor que ainda assim representa um decréscimo de 2,8% relativo ao mesmo período de 2023.

Já no que diz respeito aos 15 principais mercados «compradores», Espanha continua a ser a maior cliente de componentes automóveis portugueses, com uma quota de 27,8%, seguida pela Alemanha (23,9%) e França (8,4%).

A AFIA realça que, “apesar dos resultados obtidos terem melhorado, é importante ter consciência de que continuamos a enfrentar momentos muito difíceis resultantes da instabilidade económica, desafios relacionados com a diminuição de encomendas e dos conflitos internacionais”.

Fonte: AFIA

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Renault Mégane ganhou o troféu de Carro do Ano Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Mégane. Vencedor do troféu Carro do Ano 2003 em Portugal