Notícias Wayne Griffiths abandona a SEAT e a CUPRA com efeitos imediatos

Indústria

Wayne Griffiths abandona a SEAT e a CUPRA com efeitos imediatos

O CEO da CUPRA e da SEAT acaba de anunciar a sua saída da empresa com efeitos imediatos. Quem sucederá a Wayne Griffiths?

Wayne Griffiths, CEO da SEAT & CUPRA
© SEAT & CUPRA

O diretor-executivo das marcas da SEAT S.A., Wayne Griffiths, acaba de anunciar a sua saída da empresa com efeitos imediatos. A decisão partiu do próprio, que diz pretender abraçar novos desafios profissionais após mais de quatro anos a liderar o destino das marcas espanholas do Grupo Volkswagen.

Durante o seu mandato, Griffiths foi figura central na aposta da CUPRA como o motor de crescimento da SEAT S.A., sendo hoje uma história de sucesso no mercado europeu e que já se encontra presente para lá das fronteiras europeias.

O CUPRA Born, lançado em 2021, tornou-se um marco no percurso de Griffiths, assumindo-se como o primeiro modelo 100% elétrico da marca.

CUPRA Born VZ - detalhe do grupo ótico traseiro
© André Mendes / Razão Automóvel

Wayne Griffiths foi também responsável pela reestruturação da SEAT, contribuindo para reforçar a sua posição no grupo e promover uma nova fase industrial com foco na transição energética — Martorell é hoje uma peça chave para o futuro da eletrificação de todo o Grupo Volkswagen.

O seu perfil “verdadeiramente apaixonado pelo automóvel”, como destacou Thomas Schäfer, diretor-executivo da Volkswagen — foi determinante para o sucesso alcançado.

A saída de Griffiths acontece num momento sensível para a indústria automóvel europeia, com desafios nas cadeias de produção e pressões regulamentares sobre veículos eletrificados, incluindo o impacto de tarifas aplicadas aos elétricos produzidos na China, como acontece com o CUPRA Tavascan.

Até à nomeação de um sucessor definitivo, Markus Haupt — é ele o responsável pela transformação da SEAT S.A. num dos epicentros da mobilidade elétrica do grupo, que tivemos oportunidade de entrevistar —, atual vice-presidente executivo de produção e logística da SEAT S.A., assume a liderança interina da empresa, garantindo a continuidade operacional do grupo.

Indústria Volvo troca CEO atual por antigo. Afinal o que se passa?