Notícias Marca premium da BYD chega à Europa com carrinha de 965 cv

Indústria

Marca premium da BYD chega à Europa com carrinha de 965 cv

Denza é o nome da marca premium da BYD. Foi fundada em 2011 e só chegará à Europa no final deste ano, com uma shooting brake elétrica de alta performance.

Denza Z9 GT, frente 3/4
© BYD

Depois de um 2024 em que se consagrou como o quarto maior construtor mundial, a BYD explora agora uma nova abordagem no continente europeu, com o lançamento da Denza, a sua marca premium.

Apesar de só agora estar a chegar à Europa, a Denza já é uma velha conhecida nas páginas da Razão Automóvel: foi apresentada publicamente pela primeira vez ao mercado europeu no Salão de Genebra, no ano passado.

Na altura, a marca premium deu a conhecer dois modelos: o Denza N7, um crossover topo de gama, e o Denza D9, um MPV 100% elétrico ou híbrido plug-in com uma configuração interior de 2+2+3 lugares — fique a conhecê-los em mais detalhe neste artigo.

Denza Z9 GT, traseira 3/4
© BYD Denza Z9 GT tem como concorrentes potenciais o Porsche Taycan Sport Turismo. Mas o Z9 GT é maior: tem 5,18 m de comprimento, 1,99 m de largura e 1,48 m de altura. A distância entre-eixos são vastos 3,12 m.

Contudo, a sua estreia na Europa não será feita com nenhum destes modelos, mas sim com uma versão 100% elétrica do Z9 GT, uma shooting brake que tem como alvo propostas como o Porsche Taycan Sport Turismo.

Na versão de topo, o Z9 GT um «monstro» com três motores elétricos e números arrebatadores: 710 kW (965 cv) e 1355 Nm. Só mais tarde, iremos contar com a chegada ao mercado do D9.

“O objetivo é tornar a Denza uma marca totalmente premium“, disse Alfredo Altavilla, conselheiro especial da BYD para a Europa. “Vai antecipar muitas funcionalidades tecnológicas, que mais tarde vão aparecer noutros modelos da BYD”, concluiu.

Quando chega?

A Denza deverá chegar oficialmente ao mercado no final deste ano, segundo o avançado pela Reuters. No futuro, para além do Z9 GT e do D9. espera-se que sejam adicionados mais dois SUV à gama. Em 2026 será adicionada uma variante híbrida plug-in do Z9 GT. Não foram anunciados ainda preços.

Denza D9
Denza D9

Os modelos vão ser produzidos na China e exportados para a Europa. Atualmente, a Denza representa cerca de 3% das vendas totais da BYD.

BYD Atto2 visto 3/4 de frente
Desde 31 490 euros

Testámos o SUV mais barato da BYD e a concorrência deve preocupar-se

7.5/10

O BYD Atto 2 foi desenvolvido com o mercado europeu em mente, apresentando-se com um preço competitivo, muito equipamento e a lista de trunfos continua.

André Mendes

Recordamos que o nascimento da Denza em 2011 deveu-se a uma joint venture entre a BYD e a Mercedes-Benz. Só que o ano passado, os alemães decidiram sair, dando controlo total à BYD. Agora, a Denza entra no mercado europeu para enfrentar marcas como… a Mercedes-Benz.

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima (kW) anunciada para o Denza N7 no Salão de Genebra 2024?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Denza N7 é um «BYD de luxo» carregado de tecnologia
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Denza N7 é um «BYD de luxo» carregado de tecnologia