Notícias Governo quer alinhar “incentivos e condições” e captar elétrico para a Autoeuropa

Indústria

Governo quer alinhar “incentivos e condições” e captar elétrico para a Autoeuropa

A Autoeuropa continua na corrida pela produção do elétrico mais acessível da Volkswagen. Ministro da Economia diz estar empenhado, mas avisa: "não é garantido".

Linha de produção na Autoeuropa, em Palmela
© Autoeuropa

Em 2027 a Volkswagen vai lançar o seu elétrico mais acessível — com um preço base previsto a rondar os 20 mil euros —, e a fábrica da Autoeuropa, em Palmela, é uma das possibilidades para o local da produção.

Numa entrevista ao Eco, Pedro Reis, Ministro da Economia, admitiu que “não é garantido” e que produzir o novo elétrico da Volkswagen na Autoeuropa é “uma decisão que será tomada pelo Grupo VW. Não me cabe dizer nada sobre essa matéria.”

Em outubro do ano passado, a revista alemã Der Spiegel tinha avançado que a Autoeuropa estaria na corrida como uma das potenciais fábricas do grupo alemão para a produção deste novo modelo. Até agora, nada foi confirmado.

Governo quer atrair produção de elétricos

No entanto, reforçou na mesma entrevista, estar “muito atento e empenhado em alinhar tudo o que sejam incentivos e condições, de maneira a que quando o Grupo Volkswagen entender tomar esse tipo de decisão, lhe seja apresentado o melhor caso possível à atração de investimento…”

O Ministro da Economia garantiu ainda também que quer posicionar Portugal para atrair investimento na produção de novos veículos, “nomeadamente elétricos, para a Autoeuropa”.

Volkswagen Autoeuropa - Palmela
© Volkswagen Volkswagen Autoeuropa – Palmela

Ainda sobre as consequências do encerramento de fábricas da Volkswagen na Alemanha, o Ministro diz não ter sentido impacto em Portugal.

Os argumentos da Autoeuropa

A Autoeuropa tem vários argumentos a seu favor, nomeadamente a localização geográfica. A proximidade com Espanha é um dos grandes trunfos, principalmente quando o tema é um automóvel elétrico cujas baterias, ao que tudo indica, serão produzidas do outro lado da fronteira.

Além disso, como avançou o Der Spiegel, a unidade de Palmela é considerada uma fábrica particularmente eficiente dentro do Grupo Volkswagen — em 2023 essa eficiência até garantiu um prémio internacional.

Atualmente é produzido na Autoeuropa o Volkswagen T-Roc, que foi o modelo mais vendido da marca, na Europa, em 2023. A fábrica está neste momento a afinar a produção da nova geração do modelo, que deverá ser apresentada em 2025.

Para produzir este novo T-Roc, o Grupo VW investiu milhões na modernização da fábrica, nomeadamente numa das áreas mais importantes das instalações de Palmela: as prensas. A nova linha de produção é designada por Press Extra Large (PXL).

Com a chegada do novo T-Roc há também uma alteração substancial. Pela primeira vez a fábrica está a trabalhar com sistemas de alta tensão, devido ao facto da nova geração do modelo ter uma versão híbrida plug-in.

Nesta competição pela construção do elétrico mais barato da Volkswagen, estão também outras fábricas como a de Poznan, na Polónia e a de Mladá Boleslav, na República Checa, esta última pertencente à Skoda.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Volkswagen Golf GTI Mk1?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Totalmente original. Conduzi o Volkswagen Golf GTI Mk1
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Totalmente original. Conduzi o Volkswagen Golf GTI Mk1