Notícias Chineses vão investir 2 mil milhões em Sines para fábrica de baterias

Indústria

Chineses vão investir 2 mil milhões em Sines para fábrica de baterias

A fábrica de baterias da CALB em Sines terá uma capacidade anual de produção equivalente a 187 mil baterias. Projeto será apresentado oficialmente hoje.

Futuras instalações de Sines da CALB
© CALB

A CALB (China Aviation Lithium Battery), uma das maiores fabricantes chinesas de baterias, anunciou um investimento de dois mil milhões de euros em Portugal para a construção de uma fábrica de baterias de iões de lítio em Sines.

Este projeto ambicioso, já reconhecido como Projeto de Interesse Nacional (PIN), insere-se na estratégia de expansão europeia da CALB.

Liu Jingyu, presidente do Conselho de Administração da CALB, destacou que se trata de “um investimento histórico para a economia verde em Portugal”, que reflete um compromisso com a sustentabilidade, a inovação e o crescimento do mercado europeu, pode ler-se em comunicado.

smart #3 Brabus - vista 3/4 de frente em estrada de montanha
© smart Entre os clientes da CALB temos a Smart e várias marcas chinesas como a XPeng, Leapmotor ou NIO. A Honda e a Volvo também são fornecidas pela CALB.

O que já se sabe?

A fábrica de Sines terá uma capacidade de produção anual de 15 GWh, o equivalente à produção de cerca de 187 mil baterias. A empresa não revelou detalhes sobre a origem dos materiais para a produção, mas adiantou que a estratégia de aprovisionamento “para as instalações será tanto global como local”.

Grande parte desta produção vai-se destinar ao mercado europeu e o projeto deverá criar cerca de 1800 postos de trabalho. “Ao lançar a fábrica estamos não só a criar empregos diretos, mas também a apoiar um desenvolvimento económico mais vasto em Portugal, promovendo o talento e contribuindo para o crescimento industrial do país”, avançou Jingyu numa entrevista ao Expresso.

Quando começa a produção?

O início da construção das instalações está previsto para o segundo trimestre deste ano e a produção deverá começar em 2028.

“Escolhemos localizar a nossa gigafábrica em Portugal devido às suas vantagens estratégicas, ao forte potencial da economia portuguesa e à mão de obra qualificada”, lê-se na entrevista.

Relacionado China anuncia descoberta que pode mudar o xadrez mundial do lítio

O projeto será oficialmente apresentado esta segunda-feira, 24 de fevereiro, numa cerimónia que contará com a presença do ministro da economia, Pedro Reis.

Com este investimento — um dos maiores desde a Autoeuropa — a CALB pretende reforçar a sua presença no mercado europeu de veículos elétricos.

Para além deste projeto, também a Northvolt e a Galp planeavam construir a maior e mais sustentável fábrica de conversão de lítio da Europa em Portugal, Setúbal. Estes planos acabaram por cair por terra, depois da Northvolt ter desistido do projeto devido a dificuldades financeiras. Fique a saber todas as causas:

Sabe esta resposta?
O que significa baterias de LFP?