Notícias Não há solução. Fábrica da Audi na Bélgica vai mesmo encerrar

Indústria

Não há solução. Fábrica da Audi na Bélgica vai mesmo encerrar

Depois de rumores sobre uma eventual venda das instalações, a fábrica da Audi em Bruxelas vai mesmo encerrar no início do próximo ano.

Audi Q8 Brussels - linha de produção de Bruxelas
© André Mendes / Razão Automóvel

A fábrica da Audi em Bruxelas, responsável pela produção do Audi Q8 e-tron, vai encerrar no dia 28 de fevereiro de 2025.

Depois de diversas tentativas de encontrar uma alternativa viável para evitar este encerramento, foi o porta-voz da marca da fábrica belga, Peter D’hoore, que confirmou a decisão da marca alemã.

A possibilidade de fechar começou a ganhar força no passado mês de novembro, quando a marca anunciou ainda não ter conseguido encontrar um comprador para a fábrica.

Audi Q8 Bruxelas - entrada da fábrica
© Audi

Antes deste anúncio, tinham sido divulgadas algumas negociações nesse sentido, nomeadamente com um construtor de veículos comerciais. Além disso, também foi comentado o eventual interesse da marca chinesa NIO. No entanto, William Li, diretor-executivo do construtor chinês, negou qualquer intenção de adquirir a unidade belga.

Gerd Walker, responsável pela produção da Audi, classificou a decisão de encerrar a fábrica como “dolorosa”, admitindo ser “a mais difícil da sua carreira profissional”.

Quanto ao Audi Q8 e-tron, as informações disponíveis indicam apenas que o seu sucessor será produzido na fábrica da Audi no México. Esta decisão também integra-se nas manobras de reorganização estratégica das operações globais do Grupo Volkswagen.

Este desfecho marca assim o final de um ciclo para a fábrica de Bruxelas, que tinha desempenhado um papel importante na transição da Audi para uma mobilidade 100% elétrica.

75 anos de história

A notícia do encerramento da fábrica da Audi em Bruxelas surge praticamente um ano e meio depois de termos tido a oportunidade de a visitar. Passámos pelas linhas de montagem e almoçámos com centenas dos seus trabalhadores — cerca de 3000, no total. Além disso, conhecemos alguns dos modelos que ali foram fabricados ao longo dos últimos 75 anos.

De Studebaker à Audi, passando pela Volkswagen, SEAT e Porsche, já saíram muitos automóveis desta linha de montagem. Uma das maiores mudanças aconteceu uma década depois da fábrica ser integrada na Audi AG.

Audi Q8 Brussels - Visita à fábrica
© André Mendes / Razão Automóvel

Para assegurar a produção de veículos 100% elétricos — mais pesados que os modelos de combustão — foi necessário até reforçar estruturalmente alguns edifícios e modernizar diversos tipos de maquinaria.

Fonte: Automotive News Europe

Sabe esta resposta?
Em que ano foi iniciada a produção de automóveis na fábrica da Audi de Bruxelas?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Dos Carochas ao Q8 e-tron. Fomos conhecer a fábrica da Audi em Bruxelas