Notícias Evitar tarifas. As novas fábricas da BYD na UE e não só

Indústria

Evitar tarifas. As novas fábricas da BYD na UE e não só

As tarifas impostas pela UE parecem ter fomentado a vontade da BYD de produzir fora da China. Fique a saber onde vão estar as novas fábricas.

BYD Seal
© BYD Europe

A Turquia anunciou um acordo com a BYD para a construção de uma fábrica de automóveis elétricos, na qual serão investidos cerca de mil milhões de dólares (cerca de 923 milhões de euros).

Segundo um comunicado do ministério turco, o acordo foi assinado ontem, dia 8 de julho, entre o presidente da BYD, Wang Chuanfu e o ministro da indústria e tecnologia da Turquia, Mehmet Fatih Kacir.

A fábrica, que deverá ficar localizada na região de Manisa, irá iniciar atividade no final de 2026, e aponta para uma produção anual de 150 mil veículos elétricos e híbridos, sendo que inclui também um centro de investigação e desenvolvimento.

BYD Seagull frente 3/4
© BYD BYD Seagull

Apesar da Turquia não pertencer à UE, o país euro-asiático possui um acordo de união aduaneira, que permite a livre circulação de bens industriais entre as duas regiões sem tarifas ou restrições quantitativas.

Desta forma, esta fábrica da BYD na Turquia pode contornar a tarifa adicional de 17,4% (sobre os 10% já existentes) imposta pela UE aos veículos chineses elétricos importados.

A Turquia tinha anunciado há praticamente um mês que ia impor uma tarifa adicional de 40% a todos os veículos provenientes da China, mas na sexta-feira passada, 5 de julho, recuou nesses planos. Uma decisão que aconteceu depois de conversações entre o presidente da Turquia e o presidente chinês, Xi Jinping.

Os veículos elétricos representam 7,5% das vendas do mercado interno da Turquia (país com 90 milhões de pessoas), num mercado que vendeu mais de 1,2 milhões de veículos em 2023.

BYD no mundo

A BYD já tinha dado a conhecer publicamente as suas intenções de investir em mais fábricas de elétricos fora da China, nomeadamente na União Europeia (UE).

Recorde que esta já possui uma fábrica na Hungria — onde produz autocarros elétricos —, sendo que também vai produzir automóveis ligeiros elétricos nestas instalações a partir de 2026.

Para além da fábrica na Europa, a BYD está ainda à procura de locais para a construção de uma fábrica no México, sendo que abriu recentemente a sua primeira fábrica de veículos elétricos no Sudeste Asiático, no dia 4 de julho, na Tailândia.

A BYD é uma das marcas mais vendidas na China e pretende continuar o seu «legado» na Europa. Para isso, está nos planos lançar o pequeno Seagull, um utilitário (segmento B), com um preço abaixo dos 20 mil euros.

As vendas da BYD na Europa ainda não são expressivas, mas estão a subir rapidamente. Nos primeiros cinco meses de 2024 vendeu 12 944 unidades.

Fonte: Bloomberg

Atualizado às 13h00.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88 pensado para a China?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China