Notícias Incêndios pararam a produção na fábrica da Stellantis em Mangualde

Indústria

Incêndios pararam a produção na fábrica da Stellantis em Mangualde

Constrangimentos logísticos devido aos incêndios na zona de Mangualde afetaram a produção na segunda maior fábrica automóvel em Portugal.

Fábrica de Mangualde vista de cima
© Stellantis

A fábrica da Stellantis em Mangualde sofreu atrasos e paragens pontuais, por culpa dos incêndios que assolaram aquela região.

Como nos explicou Jorge Magalhães, diretor de comunicação da Stellantis em Portugal, as instalações da fábrica “nunca estiveram em risco”.

Contudo, os vários incêndios na região obrigaram ao fecho de várias estradas nacionais e autoestradas, o que naturalmente provocou constrangimentos logísticos naquela que é a segunda maior fábrica automóvel do país.

Linha de produção Mangualde
© Stellantis Linha de produção na fábrica de Mangualde

Devido às limitações de circulação impostas quer na A25 quer na A24, o abastecimento de componentes foi comprometido, afetando assim o normal funcionamento da fábrica.

Contudo, e de acordo com Jorge Magalhães, nada deixa antever que estas paragens pontuais venham a ter impactos visíveis nos objetivos de produção daquela unidade para este ano, que segundo nos explicou o diretor de comunicação da Stellantis no nosso país, “já está a funcionar em pleno”.

“Prioridade são as pessoas”

Além do impacto causado pelos constrangimentos logísticos que já relatámos acima, a fábrica da Stellantis em Mangualde também autorizou a que muitos dos seus colaboradores se ausentassem.

Uns porque são bombeiros e sempre que o dever chama são libertados para o combate ao fogo; e outros porque simplesmente foram acudir a família e bens em risco.

“A prioridade são as pessoas”, frisou o responsável pela comunicação da Stellantis em Portugal.

Importa recordar que no ano passado a fábrica de Mangualde bateu o seu recorde de produção, tendo produzido 84 mil veículos. Estes números fazem desta unidade de produção automóvel a segunda maior do país, apenas superada pela Volkswagen Autoeuropa, cuja produção em 2023 rondou as 220 mil unidades.

Relembramos que é nestas instalações da Stellantis que são produzidos os veículos comerciais ligeiros da CitroënFiatOpel e Peugeot. Sendo que recentemente a fábrica iniciou a produção dos seus primeiros automóveis elétricos.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro automóvel a contar com um motor Diesel de injeção direta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos