Notícias Fiat proibida de vender Topolino em Itália devido a um detalhe no exterior

Indústria

Fiat proibida de vender Topolino em Itália devido a um detalhe no exterior

A apreensão de vários Fiat Topolino é o mais recente episódio da relação algo atribulada entre a Stellantis e o governo italiano.

© Fiat

A polícia fiscal italiana apreendeu recentemente 134 unidades do FIAT Topolino, o quadriciclo elétrico «irmão» do Citroën Ami. Segundo as autoridades, está em causa o uso indevido da bandeira italiana no veículo, violando a lei “Made in Italy”. O local de produção do Topolino é em Marrocos.

Este é o episódio mais recente na relação «agridoce» entre a Stellantis e o governo italiano, desde que o grupo automóvel anunciou os seus planos de cortar empregos no país e de transferir a produção para países com custos inferiores de trabalho.

Detalhe bandeira tricolor na porta
© Fiat Os automóveis foram confiscados por apresentarem este adesivo da bandeira italiana.

Em abril, devido a isso mesmo, foram milhares os que se juntaram aos trabalhadores em greve perto da sede da Fiat em Turim, manifestando-se contra uma eventual vaga de despedimentos.

Recordamos ainda que pela mesma razão apontada ao Topolino de não ser italiano, também o governo italiano «obrigou» a Alfa Romeo a mudar o nome do seu mais recente modelo de “Milano” para “Junior”.

Fiat vai remover autocolante

Os 134 quadriciclos foram apreendidos no porto de Livorno por alegadas violações da lei “Made in Italy”, uma situação confirmada por um porta-voz da Stellantis.

A lei estipula que “bens classificáveis como produzidos em Itália, têm de ter sido desenhados, produzidos e embalados exclusivamente em território italiano”, o que não acontece com o Topolino.

Por isso mesmo, a Stellantis anunciou que irá remover o adesivo com a bandeira italiana dos seus veículos, cuja existência se justificava, diz o Grupo, porque o projeto do Topolino foi sido desenvolvido em Turim.

O novo quadriciclo elétrico da Fiat recupera o nome Topolino (pequeno rato), uma alcunha dada ao primeiro Fiat 500 (1936-1955), um dos primeiros automóveis produzidos em massa, em Itália.

O Fiat Topolino ainda não chegou a Portugal, mas já tem preços. Fique a saber quanto custa no artigo abaixo:

Fonte: Bloomberg

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Fiat Uno?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fiat Uno. Quarenta anos com milhares de histórias para contar