Notícias Aconteceu. Audi deixou de ter coupés e descapotáveis

Produção

Aconteceu. Audi deixou de ter coupés e descapotáveis

A revelação do novo Audi A5 como sucessor do A4 a combustão, significa também o fim de produção dos A5 Coupé e A5 Cabriolet.

Audi RS 5 Coupé, perfil
© Audi

Desde tempos imemoriais que a Audi teve coupés e podemos dizer quase o mesmo para os descapotáveis. Agora, 2024 ficará na história da marca dos anéis como o momento em que não terá nenhum representante a este nível e assim deverá permanecer nos próximos anos.

Com a revelação dos novos A5 — berlina e carrinha —, termina a produção dos A5 Coupé e A5 Cabriolet, os últimos representantes da Audi nestas tipologias. A produção do R8 e TT já tinha terminado há uns meses.

A gama da Audi passa a ser composta, assim, por berlinas (quatro e cinco portas), carrinhas e muitos SUV — incluindo os SUV pseudo-coupés, como os departamentos de marketing insistem em chamar.

Audi A5 Cabrio dinamica
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Nada indica que a Audi esteja a considerar sucessores para os A5 coupé e descapotável, mas são vários os rumores sobre sucessores elétricos para o R8 e TT, mais para o final da década. Teremos de aguardar por alguma confirmação oficial sobre esses.

Rivais “do costume” ainda têm coupés e descapotáveis

A verdade é que o negócio dos coupés e descapotáveis é difícil de justificar. Para mais neste período em que a indústria passa por uma transformação maciça e muito onerosa.

Coupés e descapotáveis nunca serão modelos de volume, pelo que o investimento necessário e o retorno potencial serão sempre questionados pela administração de qualquer construtor.

No entanto, costumam ser os mais apaixonantes. Seja pelas linhas mais apuradas — relegando considerações práticas para segundo plano —, pela experiência de condução, ou ainda pela carga emocional acrescida «de série».

Audi A5 coupe na estrada, perfil
© Audi

Além disso, costumam ter um efeito adicional positivo de atratividade na restante gama da marca. Mesmo na Audi, houve claramente um antes e depois do primeiro TT.

Dito isto, apesar da Audi ter deixado de ter coupés e descapotáveis na sua gama, os seus rivais conterrâneos — Mercedes-Benz e BMW —, ainda os têm e recomendam-se. Porém, também aqui estamos a assistir a uma racionalização destes modelos, ou seja, a oferta tem vindo a ser reduzida.

A Mercedes-Benz conta com o ainda fresco CLE — coupé e descapotável —, e num patamar mais elevado, com o novo GT e o SL. Isto sem contar com o exótico e limitado AMG One.

A BMW conta com o Série 2 Coupé, o Série 4 Coupé/Cabrio, o Série 8 Coupé/Cabrio e o roadster Z4. Há rumores que vaticinam o fim do Série 4 e do Série 8, que poderão «fundir-se» num novo Série 6. O Z4 não parece que vá ter também sucessor. Apesar da provável eliminação de modelos, surgiram fotos-espia de um novo coupé desportivo, 100% elétrico, para tomar o lugar do já desaparecido i8.