Notícias Problemas agravam-se. Fisker declara falência

Indústria

Problemas agravam-se. Fisker declara falência

Os problemas da Fisker, a startup de carros elétricos norte-americana, já se arrastam desde 2023, culminando agora na declaração de falência.

A situação da Fisker tem vindo a complicar-se desde o ano passado, culminando em março deste ano, quando a Magna Steyr, a gigante austríaca que produz o Fisker Ocean, terminou a produção, sem planos de retoma. Agora, a Fisker acaba de declarar falência.

A Fisker já tinha anunciado um 427 milhões de euros de prejuízo no último trimestre de 2023, tendo superado os 708 milhões de euros no acumulado do ano. Teve de reduzir a sua força de trabalho em 15% e procurou por novos investidores.

A ameaça de «fechar portas» já tinha sido levantada em fevereiro, sendo que já tinha cortado investimentos em projetos futuros, como o Pear que estava previsto chegar em meados de 2025.

Fisker Pear
© Fisker Fisker Pear

Declaração de falência

Agora, no dia 17 de junho, em Delaware, a Fisker entrou com pedido de proteção contra falência ao abrigo do Capítulo 11 (nos EUA), indicando ativos estimados entre 500 milhões de dólares e mil milhões de dólares (aprox. entre 466-933 milhões de euros) e passivos entre os 100 milhões de dólares e os 500 milhões de dólares (aprox. entre 94-457 milhões de euros).

O número estimado de credores da Fisker é de 200 a 999, de acordo com o processo judicial, que protege a marca dos credores enquanto elabora um plano para os reembolsar.

Esta declaração surge numa altura em que são várias as startups elétricas que «lutam» pela sobrevivência, tentado adaptar-se ao arrefecimento da procura de elétricos nos principais mercados.

Nos últimos meses, Henrik Fisker, fundador e diretor-executivo, mencionou que existiam algumas marcas automóveis interessadas em «salvar» a empresa, com a hipótese Nissan a ter sido levantada pela Reuters. Porém, esse plano de encontrar novos investidores não se concretizou. Esta é a segunda empresa de Henrik Fisker a declarar falência.

Em 2023, a Magna Steyr produziu mais de 10 mil Ocean para a Fisker, menos um quarto da sua previsão inicial, sendo que destes apenas entregou 4700 unidades.

Fonte: Reuters

Sabe esta resposta?
Qual é a autonomia da versão base do Ocean Fisker?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Até 630 km e mais de 540 cv para o Ocean, o SUV elétrico da Fisker