Notícias Fisker mais perto do fim? Ocean deixa de ser produzido

Indústria

Fisker mais perto do fim? Ocean deixa de ser produzido

A fábrica que produz o Fisker Ocean na Áustria parou de o produzir, levando a marca a um pedido de reestruturação ao governo austríaco.

Fisker Ocean
© Fisker

A história da jovem Fisker acaba de ficar mais complicada, depois da Magna Steyr, a gigante austríaca que produz o Fisker Ocean, ter encerrado a sua produção no passado mês de março, sem qualquer plano para a retomar.

Este encerramento fez com que a unidade austríaca da Fisker apresentasse um pedido de abertura de um processo de reestruturação por autoadministração ao abrigo do código de Insolvência austríaco.

É um processo semelhante a uma insolvência, mas ao abrigo da lei austríaca, permite que as operações da Fisker possam continuar, ainda que sob proteção judicial.

Fisker Ocean
© Fisker

Desta forma, ficam garantidos os pagamentos aos trabalhadores e todo o processo de venda dos veículos existentes. Ou seja, inclui entregas a clientes, mas também toda a manutenção e serviços necessários.

“A Fisker Áustria tenciona continuar a entregar os seus veículos aos clientes, na medida do possível, a prestação de serviços e a atualização do seu software OTA (over-the-air ou atualizações remotas) à medida que avança no processo de reestruturação.

Fisker Inc.

Tal como referido no comunicado emitido pela marca, “Um processo de reestruturação autoadministrado permite à Fisker Áustria proteger a sua atividade enquanto realiza uma transação estratégica que maximiza o valor ou outra venda de ativos. As outras entidades da Fisker não estão incluídas no processo de reestruturação austríaco e continuam a operar no curso normal.”

Segundo a empresa, se a produção do Fisker Ocean não for retomada, os prejuízos podem chegar perto dos 375 milhões de euros. No entanto, a Magna Steyr diz que tem mais de 180 milhões de euros em receitas não reconhecidas, que estão associadas ao contrato com a Fisker. Estas serão reconhecidas caso as obrigações de desempenho forem cumpridas ou se o contrato com a Fisker for cancelado.

O Fisker Ocean

Este é o modelo em causa e o único ainda comercializado pela Fisker. A marca já antecipou mais modelos, como o mais compacto Pear, que estava previsto chegar em meados de 2025, mas com a situação atual, o seu destino é, de momento, incerto.

O Ocean, que deixou agora de ser produzido, é um SUV elétrico com um visual bastante futurista e inclui muitos dos argumentos que têm sido procurados pelos consumidores europeus.

Já o pudemos conduzir, e encontrámos vários aspetos a favor, mas a necessitar de bastantes melhoramentos. Veja ou reveja o nosso primeiro contacto em vídeo:

Sabe esta resposta?
Como se chama o fundador da Fisker?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Henrik Fisker já entregou o primeiro Fisker Ocean
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Henrik Fisker já entregou o primeiro Fisker Ocean