Notícias Oficial: Fusão entre Nissan e Honda não vai acontecer. E agora?

Indústria

Oficial: Fusão entre Nissan e Honda não vai acontecer. E agora?

Onde há fumo há fogo: a potencial fusão entre a Nissan e a Honda já não vai acontecer. No entanto, este não é o fim da relação.

Nissan Qashqai e Honda Civic
© Razão Automóvel

Já só faltava a confirmação oficial: Nissan e Honda terminaram as negociações para uma potencial fusão. Os construtores encerram assim o memorando de entendimento que tinha sido assinado a 23 de dezembro.

O anúncio foi feito hoje, 13 de fevereiro, pelos dois construtores, no seguimento da apresentação dos resultados do terceiro trimestre de ambas as empresas.

honda e:ny1
© Honda Atualmente, o e:Ny1 é o único modelo elétrico oferecido pela Honda em Portugal.

Em comunicado, os dois construtores explicaram que “como resultado das discussões, ambas as empresas concluíram que, para tomar decisões mais rápidas e implementar estratégias de gestão de forma mais eficiente num mercado cada vez mais volátil, a melhor decisão seria encerrar as negociações e rescindir o memorando de entendimento”.

Desde que a decisão sobre a fusão foi adiada de janeiro para meados de fevereiro, foram vários os rumores sobre as razões por detrás desse adiamento.

Uma das causas avançadas estava relacionada com a possibilidade da Honda adquirir a Nissan — um cenário que o comunicado oficial acabou por confirmar:

“Durante as discussões, a Honda propôs alterar a estrutura originalmente prevista no memorando de entendimento. Em vez de criar uma holding conjunta, a Honda sugeria tornar-se a empresa-mãe, com a Nissan a tornar-se uma subsidiária por meio de uma troca de ações”.

Comunicado da Nissan

E agora?

Segundo informações avançadas pela Bloomberg, a Nissan já estará à procura de um novo parceiro estratégico. Um tema que já explorámos neste artigo:

Apesar do fim das negociações para a criação de uma holding, a Nissan e a Honda garantem que continuarão a colaborar num modelo de uma parceria estratégica voltada para a eletrificação e para a era dos veículos inteligentes.

Este compromisso baseia-se no primeiro memorado de entendimento assinado em março do ano passado, com o objetivo de desenvolver novas soluções e aumentar a competitividade de ambas as empresas.

Já no que diz respeito à Mitsubishi, que já se tinha afastado de um cenário de potencial fusão a três, também irá manter a parceria com a Nissan e a Honda respeitante aos princípios desse memorando de entendimento inicial.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Nissan Micra foi eleito carro do ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal