Notícias Geely já tem plano para contornar tarifas da Europa aos elétricos chineses

Indústria

Geely já tem plano para contornar tarifas da Europa aos elétricos chineses

A Geely, dona da Volvo, está em conversas com o governo da Polónia para abrir uma fábrica para produzir automóveis 100% elétricos na Europa.

Smart #1 na estrada, frente 3/4
© Smart

A chinesa Geely já anda à procura de possíveis localizações para construir fábricas na Europa, de maneira a contornar as tarifas de importação aos elétricos produzidos na China.

Ainda que Li Chuanhai, vice-presidente do Geely Auto Group, tenha afirmado recentemente — citado pela Automotive News Europe — que isso (começar a produzir na Europa) “ainda não é 100% certo”, a agência Reuters dá conta de negociações entre a Geely e o governo polaco.

Segundo a Reuters, as conversas estão a decorrer e a Polónia é, neste momento, o destino mais provável para a nova unidade de produção de automóveis elétricos da Geely no continente europeu.

Polestar 3 dianteira
© Polestar Polestar 3

Porém, quando questionado sobre estas negociações, Li Shufu, fundador e presidente do Grupo Geely, citado pela Automotive News Europe, afirmou “ter muitas possibilidades”, recusando-se a fazer mais comentários.

Importa lembrar que ainda esta semana a Geely inaugurou uma base dedicada em Frankfurt, na Alemanha, onde vai testar 13 veículos de novas energias (aquilo que a marca designa de New Energy Vehicles), termo frequentemente utilizado na China para descrever automóveis híbridos, elétricos e a pilha de combustível.

A Geely enfrenta uma taxa provisória de 19,9%, sobre os 10% já em vigor. No entanto, de acordo com o recentemente anunciado, este valor poderá passar para 18,8%.

O universo Geely

Em termos de vendas, a Geely é o segundo maior construtor automóvel da China, apenas superado pela BYD. Mas é quando olhamos para o catálogo de marcas do grupo que percebemos a sua verdadeira dimensão: além de ter a Volvo, a Lotus e a Polestar (entre muitas outras), a Geely detém 50% da smart e 7,60% da Aston Martin, ao mesmo tempo que tem uma joint-venture com a Renault.

A somar a isso, Li Shufu, fundador e presidente do Grupo Geely, é o maior accionista individual da Mercedes-Benz, perfilando-se como um dos nomes mais poderosos da indústria automóvel. Podem ver (ou rever) o seu perfil neste artigo relacionado:

Fonte: Automotive News Europe

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos é o Volvo de produção mais potente de sempre?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Primeiro teste ao Volvo EX30. O novo rei do segmento?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Primeiro teste ao Volvo EX30. O novo rei do segmento?