Notícias Renault oferece patente de tecnologia para extinguir incêndios nos elétricos

Indústria

Renault oferece patente de tecnologia para extinguir incêndios nos elétricos

O Grupo Renault vai disponibilizar a patente do Fireman Access. Um sistema que torna a extinção de incêndios em elétricos muito mais rápida.

O Grupo Renault acabou de tornar pública a patente do Fireman Access, uma inovação desenvolvida em conjunto com bombeiros, que permite extinguir incêndios em automóveis elétricos de forma rápida e eficaz.

Para quem não está familiarizado com o conceito, o Fireman Access (ou “Acesso Bombeiro”, traduzido à letra) é um mecanismo de segurança criado pela Renault que facilita o trabalho dos bombeiros em caso de incêndio num automóvel elétrico.

“Este sistema permite que qualquer bombeiro tenha um acesso direto à bateria do veículo, possibilitando a sua inundação e a extinção rápida do incêndio”, explicou Hugo Barbosa, Diretor de Comunicação do Grupo Renault.

Como funciona?

Este mecanismo funciona através da colocação de um pequeno disco adesivo numa abertura específica do invólucro da bateria do veículo, que, em condições normais, permanece selado.

Em caso de incêndio, o peso da água e dos agentes extintores faz com que o disco ceda, permitindo a inundação da bateria e a extinção do fogo. O objetivo é tornar a extinção dos incêndios em carros elétricos mais rápida e eficaz.

Embora os automóveis elétricos não tenham uma maior probabilidade de incêndio que os carros a combustão, quando o incêndio acontece, sem um acesso fácil, a extinção pode ser mais difícil e demorada devido à composição das baterias.

Uma patente aberta… com uma condição

Apesar de ter decidido disponibilizar esta tecnologia a toda a indústria automóvel, o Grupo Renault impôs uma condição: “os licenciados devem concordar que quaisquer atualizações serão partilhadas com os restantes membros da comunidade”.

“O Fireman Access é uma demonstração prática do que se pode conseguir, combinando a nossa experiência como fabricante, com as competências dos homens e mulheres que nos mantêm seguros todos os dias.”

Luca de Meo, diretor executivo do Grupo Renault

Esta iniciativa surge no contexto da parceria do Grupo com o Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Segurança Rodoviária, Jean Todt. O objetivo é sensibilizar para a segurança rodoviária e impulsionar inovações tecnológicas que possam salvar vidas nas estradas. Descubra outras inovações do Grupo neste âmbito:

Sabe esta resposta?
O que significa baterias de LFP?