Notícias A estratégia da Renault correu tão bem que dava um filme

A estratégia da Renault correu tão bem que dava um filme

No início era apenas um plano de recuperação indústrial apelidado de Renaulution. Correu tão bem que deu origem a um filme documentário para a Amazon Prime.

O plano correu tão bem que dava um filme… e deu mesmo. Em colaboração com a Amazon Prime, o Grupo Renault lançou o documentário Anatomia de um Regresso — Anatomie d’un Comeback na versão original — que mostra os bastidores do plano estratégico da marca francesa, o Renaulution.

Uma oportunidade rara para conhecer os bastidores da indústria automóvel. Neste “Anatomia de um Regresso”, conseguimos ter acesso a reuniões, decisões críticas e mesmo aos fracassos que marcaram este processo.

O documentário também mostra a vertente desportiva da Renault, com imagens inéditas da equipa de Fórmula 1 (atualmente Alpine F1 Team), e testemunhos dos principais protagonistas desta transformação. O documentário já está disponível na Amazon Prime Video, agora com legendagem em português. Este é o teaser:

Renaulution o quê?

A Renault precisava de uma revolução… não vale a pena explicar mais como surgiu a ideia de dar a este plano de recuperação industrial o nome “Renaulution”. Anunciado em janeiro de 2021, o plano foi desenhado por Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, com um objetivo claro: parar a sangria financeira e reinventar o grupo francês para o futuro.

Depois de anos marcados por perdas, excesso de capacidade industrial, e uma imagem de marca cada vez mais difusa, o plano tinha três fases bem definidas: Resurrection (2021–2022) — Reduzir custos, aumentar margens e restaurar a rentabilidade. Renovation (2023–2024) — Renovar a gama de modelos e reposicionar as marcas. Revolution (a partir de 2025) — Transformar a empresa numa organização focada em valor, dados e descarbonização. Em três palavras: sobreviver, modernizar, liderar.

O plano correu tão bem que algumas etapas foram antecipadas. Os resultados de 2024 são a prova disso mesmo.