Notícias Há um novo motor elétrico a ser produzido em Portugal

Indústria

Há um novo motor elétrico a ser produzido em Portugal

O novo motor elétrico começou a ser produzido hoje, pela HORSE, na fábrica de Cacia, unidade que foi rebatizada de HORSE Aveiro.

eMotor Horse
© Horse

Boas notícias para a indústria automóvel portuguesa com o anúncio de início de produção de um novo motor elétrico.

Este será produzido pela HORSE, a joint venture entre a Renault e a chinesa Geely para a produção de motorizações a combustão e híbridos, nas suas instalaçãoes em Cacia, Aveiro (unidade que pertencia à Renault).

O novo eMotor declara uma potência máxima de 49 kW (66 cv) e um binário máximo de 212 Nm, e vai ser utilizado em híbridos plug-in e convencionais (full-hybrid, não ligados à corrente).

O eMotor vai ser colocado entre o motor de combustão e a transmissão, permitindo que funcione de forma independente (modo 100% elétrico) ou em conjunto com o motor a combustão. Também terá função de gerador.

O novo eMotor vai ser utilizado em modelos que utilizem os motores de combustão interna HR12, HR16 e HR18 da Horse, como é o caso do Dacia Duster (HR12), Renault Austral (HR12), Nissan Qashqai (HR16), entre outros.

Adaptações na linha

Para a produção do eMotor, a Horse teve de fazer adaptações nas instalações, criando quatro novas linhas de produção, cada uma com uma função distinta. O objetivo é que sejam produzidas até 160 mil unidades por ano.

Segundo a empresa: “o novo eMotor de fluxo radial utiliza a tecnologia e os materiais mais avançados para oferecer desempenho e eficiência excecionais para a próxima geração de veículos híbridos convencionais e carregáveis”.

“O início da produção do eMotor em Aveiro reforça o compromisso da HORSE de oferecer sistemas de transmissão eficientes usando a mais avançada tecnologia.”

Patrice Haettel, diretor executivo da Horse

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Renault Mégane ganhou o troféu de Carro do Ano Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Mégane. Vencedor do troféu Carro do Ano 2003 em Portugal