Notícias Hyundai a ferro e fogo faz aposta de milhares de milhões nos EUA

Indústria

Hyundai a ferro e fogo faz aposta de milhares de milhões nos EUA

A Hyundai anunciou um mega-investimento nos EUA para evitar as tarifas comerciais, atuais e futuras, de Donald Trump.

A Hyundai, além de ser um dos maiores produtores mundiais de automóveis, é também um dos principais produtores de aço a nível mundial. É dos poucos construtores capaz de produzir praticamente tudo para um automóvel: dos mais simples parafusos até aos componentes mais complexos.

Agora, devido às tarifas da administração de Trump, o construtor sul-coreano anunciou um investimento significativo de cerca de 20 mil milhões de euros no país. O anúncio oficial foi feito recentemente na Casa Branca, avança a Reuters.

Uma parte deste investimento, no valor de 5,3 mil milhões de euros, será direcionada para a construção de uma nova fábrica de aço no estado de Luisiana (Louisiana), que irá ter uma capacidade de produção anual de até 2,7 milhões de toneladas métricas de aço.

Hyundai Tucson PHEV - 3/4 de frente
© André Mendes / Razão Automóvel O Hyundai Tucson é um dos modelos produzidos pela Hyundai nas suas instalações no estado do Alabama, EUA.

A Hyundai anunciou também um plano de investimento nos EUA até 2028. Este inclui cerca de 8,3 mil milhões de euros para expandir a sua capacidade de produção no país para 1,2 milhões de unidades. Para além disto, a marca quer ainda investir cerca de 5,5 mil milhões de euros em parcerias estratégicas.

“Este investimento é uma demonstração clara de que as tarifas funcionam.”

Donald Trump, presidente dos EUA

O que vem aí?

Este anúncio ocorre num contexto de incerteza devido às políticas comerciais agressivas de Donald Trump. O presidente dos EUA já afirmou que, a partir de 2 de abril, poderão ser implementadas novas tarifas de importação.

Para além destas, Donald Trump também está a ameaçar com tarifas para indústrias específicas, como a automóvel, embora ainda não tenham sido feitos anúncios definitivos. Recentemente, Trump deu uma espécie de alívio temporário aos construtores automóveis desde cumpram os termos do acordo comercial já existente entre os Estados Unidos, México e Canadá (USMCA).

Esta situação tem gerado preocupações na Hyundai, que considera os EUA um parceiro comercial importante. Até ao momento, Trump não anunciou tarifas específicas para a Coreia do Sul, o mercado doméstico da Hyundai, embora países como o Canadá, México e China já tenham sido afetados com tarifas que variam entre 10% e 25%.

A Coreia do Sul é uma das nações que Trump classifica como “abusadora” no comércio internacional, o que levanta especulações de que em breve possam ser impostas tarifas também sobre o país asiático.

No continente norte-americano, a Hyundai já possui diversas operações, incluindo uma fábrica no estado do Alabama e uma unidade da sua afiliada Kia no estado da Geórgia. Estas duas instalações têm uma capacidade de produção anual de 700 mil unidades.

Além disso, o construtor sul-coreano está prestes a inaugurar uma nova fábrica de automóveis e de baterias no estado da Geórgia, que resultou de um investimento de cerca de sete mil milhões de euros.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Hyundai S Coupe?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?