Notícias Freelander vai regressar mas não da forma que imagina

Indústria

Freelander vai regressar mas não da forma que imagina

O Freelander foi durante quase 20 anos a porta de acesso à Land Rover, mas o nome vai ser agora usado com um objetivo totalmente distinto.

Land Rover Freelander 2 - frente
© Jaguar Land Rover

Praticamente uma década depois de nos termos despedido do Land Rover Freelander, a JLR está a preparar o regresso deste nome, não como um novo modelo, mas sim como uma marca independente… para a China.

Os planos da JLR resultam de uma nova joint venture com o Chery Group, da China, a que chamararm de CJLR (Chery Jaguar Land Rover). Esta acolherá a nova marca Freelander que lançará uma nova família de modelos eletrificados — sobretudo elétricos — com destino ao mercado chinês.

Apesar disto, a JLR não descarta a possibilidade de, mais tarde, acabar por exportar os novos modelos da Freelander para mais mercados.

Land Rover Freelander 2 - traseira
© Jaguar Land Rover

Este projeto dá continuidade à parceria entre a JLR e a Chery, que já dura há 12 anos e tem consistido na produção local de modelos como o Discovery Sport, o Range Rover Evoque e Jaguar E-Pace, além das versões «longas» dos Jaguar XE e XF em exclusivo para o mercado chinês.

A nova família de modelos da marca Freelander assentará nas plataformas modulares M3X e E0X da marca Exeed — detida pela Chery —, tal como confirmado pelo presidente do Chery Group, Yin Tongyao, numa entrevista recente.

A primeira (M3X) é a evolução de uma plataforma destinada a modelos a combustão e híbridos plug-in. Já a segunda (E0X) — desenvolvida em conjunto com a Huawei —, serve de base a modelos 100% elétricos, com arquitetura de 800 V, capaz de servir modelos com diferentes dimensões e formatos de carroçaria.

Para a JLR, este novo projeto vai permitir reforçar a sua presença naquele que é o maior mercado automóvel mundial, através do Chery Group,

Quanto ao grupo chinês, as vantagens estão no acesso ao know-how da Land Rover, tanto no que diz respeito à sua herança, como no design dos seus modelos.

“Acreditamos que trabalhar juntos no desenvolvimento de novos modelos de colaboração para o maior mercado mundial de veículos elétricos e que está a crescer mais rapidamente, combinado com o apelo da marca Freelander, promete um futuro muito excitante para a CJLR”.

CEO da JLR, Adrian Mardell

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Como se chama a nova marca de automóveis portuguesa?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Adamastor não é o primeiro. Carros portugueses nascidos para correr