Notícias Nissan aposta tudo na eletrificação e deixa de investir em motores a combustão

Indústria

Nissan aposta tudo na eletrificação e deixa de investir em motores a combustão

A Nissan anunciou que vai deixar de desenvolver motores a combustão, focando-se na eletrificação total da sua gama.

Nissan Qashqai atualizado
© Nissan

A Nissan, ao contrário de outros construtores automóveis, não vai adiar o passo da eletrificação total da sua gama e, para isso, anunciou que vai deixar de investir no desenvolvimento de novos motores a combustão.

Recordamos que ainda há pouco mais de dois meses, o construtor japonês apresentou o plano The Arc para os próximos três anos (final de 2026), com forte aposta na eletrificação. Só para a Europa estão previstos seis novos modelos elétricos, entre os quais a nova geração do Nissan Micra e um crossover para substituir o Leaf.

O fim do investimento em novos motores a combustão foi confirmado em declarações à publicação australiana Drive pelo atual vice-presidente sénior e diretor de planeamento para a região AMIEO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceania) da Nissan, Francois Bailly. Este afirmou que “o futuro da marca é elétrico, sendo que a tecnologia e-Power é o ponto de partida para lá chegar”.

Nissan X-Trail - 3/4 de frente
© André Mendes / Razão Automóvel Nissan X-Trail

“Nós não vamos investir em novos grupos motopropulsores para veículos a combustão, e isso é uma certeza.”

François Bailly, vice-presidente sénior da Nissan

Evoluir motores já existentes

Até chegar à eletrificação total, a Nissan vai continuar a evoluir a tecnologia híbrida e-Power, melhorando a eficiência, mas sem prejudicar a performance ou elevar os custos.

A tecnologia híbrida e-Power distingue-se por conjugar um motor elétrico, com uma potência de 140 kW (190 cv), com um motor a gasolina de 1,5 l com turbocompressor. Este último, porém, serve apenas de gerador, não estando ligado às rodas. Atualmente, estão equipados com esta motorização o Nissan Qashqai e o X-Trail.

Novos motores? Não serão da Nissan

A Nissan continuará a usar motores de combustão nos próximos anos, pelo que não está posta de parte a evolução de motores já existentes. A tendência, no entanto, será vender apenas 100% elétricos.

Por outro lado, a Nissan é agora cliente da HORSE Powertrain Limited, a joint venture do Grupo Renault (parceiro da Nissan na Aliança) e Geely para o desenvolvimento e produção de motores de combustão interna e sistemas híbridos.

Pelo que não surpreenderia se recorresse no futuro a motores desta joint venture, para equipar futuros modelos. Mas motores Nissan a combustão, estão fora da equação da marca.

Fonte: Drive

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos da Nissan não foi eleito Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conheçam todos os vencedores do Carro do Ano em Portugal desde 1985