Notícias Confirmação. Porsche vai continuar a desenvolver versões a combustão

Indústria

Confirmação. Porsche vai continuar a desenvolver versões a combustão

Mudança de planos: queda nas vendas dos elétricos leva Porsche a manter por mais tempo que o planeado o desenvolvimento de versões a combustão dos seus modelos.

Porsche Taycan GTS - 3/4 de frente
© Porsche

Praticamente um mês depois da Porsche ter revelado a sua intenção de manter os motores de combustão durante mais tempo, há mais desenvolvimentos, resultantes da análise dos resultados de vendas do terceiro trimestre.

Os 100% elétricos, por exemplo, viram a sua quota descer para 7,3%, por entre todos os modelos da marca. Um número muito inferior aos 12% registados nos primeiros nove meses de 2023.

Na China, a queda foi ainda mais acentuada — devido às vendas mais reduzidas do Porsche Taycan —, e acabou por contribuir, no geral, para um decréscimo de 29% nas vendas globais da Porsche.

Porsche Taycan GTS - dois formatos de carroçaria
© Porsche

Segundo Lutz Meschke, o diretor financeiro da Porsche, os compradores de automóveis de luxo e premium na China ainda não estão a optar por veículos totalmente elétricos numa escala relevante.

“Há uma tendência clara no segmento de luxo premium em direção aos carros com motores de combustão, por isso iremos ajustar o nosso ciclo de produto”.

Lutz Meschke, CFO da Porsche AG

“Embora haja curvas de crescimento acentuadas para os veículos elétricos na China, o luxo ainda está em falta nesta categoria”, afirmou o diretor financeiro da marca numa chamada recente com analistas, sobre os resultados do terceiro trimestre.

“Este é um desafio não só para a Porsche, mas para todos os fabricantes europeus de automóveis de luxo e premium“, acrescentou Meschke.

Novas versões com motor de combustão

Também na Europa como nos Estados Unidos, regista-se um abrandamento nas vendas de automóveis elétricos. Por esse motivo, nos planos da Porsche está o desenvolvimento de novas versões com motor de combustão para os próximos Cayenne e Panamera.

Tudo de forma a conseguir “dar a resposta certa à procura dos clientes nas diferentes regiões do mundo”, disse Meschke.

“Estamos a analisar a possibilidade de os modelos originalmente planeados para serem totalmente elétricos, virem a ter uma motorização híbrida ou a combustão no futuro (…). O que está claro é que vamos manter os motores de combustão por muito mais tempo.”

Lutz Meschke, CFO da Porsche AG

Além do Cayenne e do Panamera, fica por saber o que vai acontecer com o futuro K1. Este é o nome de código de um SUV 100% elétrico para ficar posicionado acima do Cayenne.

Mais direcionado para os mercados da China e da América do Norte, estava previsto ser desenvolvido sobre a futura plataforma SSP Sport do Grupo Volkswagen, específica para modelos 100% elétricos.

Agora, com estes últimos desenvolvimentos, será que a Porsche manterá a decisão de ser apenas elétrico? Lutz Meschke não quis responder a questões sobre este projeto.