Notícias Portugal na «mira» do último carro a gasolina da Volkswagen

Indústria

Portugal na «mira» do último carro a gasolina da Volkswagen

Provavelmente, o último carro a gasolina da Volkswagen terá como destino a Autoeuropa. O modelo escolhido para este fechar de ciclo foi o Volkswagen T-Roc.

Unidade 1 milhão Volkswagen T-Roc
© Volkswagen Autoeuropa

O fim anunciado dos motores a combustão na Europa está a pouco mais de uma década de distância — a menos que algo mude na UE. Entretanto, porque o relógio não pára, a Volkswagen já adiantou qual será o calendário desta despedida programada ao motor de combustão.

Thomas Schäfer, diretor executivo da Volkswagen, adiantou ao site alemão Automobilwoche que o Volkswagen T-Roc será o último carro a gasolina da marca alemã.

Autoeuropa produção do Volkswagen T-Roc
© Volkswagen Linha de montagem do Volkswagen T-Roc na Autoeuropa.

Porém, é preciso afirmar que outros modelos a combustão permanecerão à venda juntamente com o Volkswagen T-Roc, mas este será mesmo o último de todos a ser apresentado, caso — voltamos a repetir — as metas da UE não mudem.

Autoeuropa na mira da Volkswagen

A próxima geração do Volkswagen T-Roc será, muito provavelmente, produzida na Autoeuropa — ainda não há confirmação oficial. Mas a confirmar-se, a fábrica de Palmela terá assim honras de despedida dos carros a gasolina da marca alemã na Europa. Uma tecnologia que nos últimos 100 anos tem sido o motor da economia europeia. Depois disso o futuro da Autoeuropa está em aberto.

Recordamos que esta nova geração do T-Roc deverá chegar ao mercado em 2025 e que é atualmente o modelo mais vendido da Volkswagen na Europa. A nova geração deverá depois manter-se em produção, pelo menos, até ao princípio da próxima década e vai ter a companhia de outros modelos históricos da marca alemã.

Motores a combustão vão continuar

Até 2025 a Volkswagen irá lançar mais modelos com motor a combustão, nomeadamente o novo Passat (que será vendido apenas como carrinha), o novo Tiguan e um restyling profundo do Golf. Todos estes modelos deverão chegar em 2024 para manterem-se no mercado até ao final da década.

Assim, no total, a Volkswagen terá pelo menos quatro modelos a combustão à venda no mercado até ao final da década. O último deles será, como já referimos, o T-Roc.

Segundo Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, o Polo não deverá ter a mesma sorte. Segundo este responsável, o apertar do cerco das emissões aos carros a gasolina — o Diesel há muito que desapareceu deste segmento —, deverá ditar um fim prematuro do Polo que será substituído pela versão de produção do ID.2 All Concept.

Um modelo cujo calendário de lançamento aponta para 2025 e cujos preços deverão começar abaixo dos 25 000 euros.