Notícias É muito ou pouco? Portugal já produziu mais de 270 mil automóveis em 2024

Produção

É muito ou pouco? Portugal já produziu mais de 270 mil automóveis em 2024

Apesar da incerteza que se vive na indústria automóvel, as fábricas portuguesas têm demostrado resiliência. Produção continua a aumentar.

Linha de produção da Volkswagen T-Roc na Autoeuropa
© Volkswagen

Os ventos que sopram da Europa recomendam cautela, mas a produção automóvel em Portugal tem mostrado resiliência. Os números agora divulgados pela ACAP (Associação do Comércio Automóvel de Portugal), mostram isso mesmo.

A produção de veículos em Portugal aumentou 3,9% até outubro, totalizando 274 598 unidades. De acordo com a ACAP, considerando apenas o mês de outubro, “foram produzidos em Portugal 34 875 veículos automóveis, o que representou um crescimento de 24% face ao mês homólogo de 2023”.

São por isso números animadores, que representam uma evolução positiva da capacidade de produção automóvel em Portugal. Mas nem tudo está a evoluir da mesma forma.

Linha de produção Mangualde
© Stellantis A produção de ligeiros de mercadorias — aqui o Fiat Doblò, produzido na fábrica Stellantis Mangualde —, diminuiu ligeiramente entre janeiro e outubro deste ano, em relação ao período homólogo.

Ligeiros sobem, pesados descem

Segundo a ACAP, a produção de veículos ligeiros de passageiros aumentou 6,4% (214 667 unidades) entre janeiro e outubro, tendo os ligeiros de mercadorias descido 0,3%, para 57 400 unidades. A produção de veículos pesados, por sua vez, teve uma quebra substancial: menos 48,9%, totalizando apenas 2531.

“A informação estatística relativa aos 10 meses do ano de 2024 confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel, já que 97,9% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo“, afirma a ACAP em comunicado.

O destino dos veículos made in Portugal

Segundo os dados da ACAP, o mercado europeu “continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional, num total de 86,3%.

Decompondo este número por países, temos Alemanha (23,1%), Itália (13,6%), França (11,2%) e Espanha (10,0%) no topo do ranking”. No que diz respeito a regiões, “o mercado africano, liderado pela Argélia (3,9%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal com 6,8% das exportações”. O mercado asiático encontra-se no terceiro lugar com 3,7% das exportações.