Notícias Produção automóvel em Portugal fecha primeiro trimestre no vermelho

Produção

Produção automóvel em Portugal fecha primeiro trimestre no vermelho

A indústria automóvel nacional está a ter um 2025 em marcha lenta: a produção caiu 15% nos primeiros três meses do ano.

Linha de produção na Autoeuropa, em Palmela
© Autoeuropa

A produção automóvel em Portugal está a abrandar. Nos primeiros três meses de 2025, saíram das fábricas nacionais 81 246 veículos — menos 15% do que no mesmo período do ano passado, segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

O mês de março confirmou a tendência negativa, com uma quebra de 7,6% face ao mesmo mês de 2024, totalizando 29 310 unidades produzidas.

© Stellantis Linha de produção, fábrica da Stellantis em Mangualde

A descida foi transversal. A produção de ligeiros de passageiros, que representa a maior fatia da indústria nacional, caiu 19,5% (62 277 unidades). Mais acentuado foi o recuo na produção de veículos pesados: menos 38,8% face ao primeiro trimestre de 2024, com apenas 842 unidades fabricadas.

A única nota positiva veio dos ligeiros de mercadorias, cuja produção subiu 7,7%, para 18 127 unidades. Um aumento que, ainda assim, não foi suficiente para compensar o saldo negativo do trimestre.

Quase toda a produção segue para o estrangeiro

Estes números acentuam a importância que as exportações têm para a balança comercial portuguesa, uma vez que 97,3 % dos veículos produzidos em Portugal destinam-se ao mercado externo.

A Europa continua a ser o principal destino da produção automóvel em Portugal absorvendo 86,4% do total exportado. Dentro da Europa, é a Alemanha o país que mais importa automóveis portugueses, com uma quota de 17,8%, seguida pela Itália (12,9%), Espanha (10,6%) e França (10,6%).

Sabe esta resposta?
Qual foi o modelo mais vendido em janeiro de 2025, em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Surpresa no pódio dos carros mais vendidos em Portugal em janeiro