Notícias Quantos carros é que Portugal exporta para os EUA?

Economia

Quantos carros é que Portugal exporta para os EUA?

Quantos carros produzidos em Portugal é que atravessam o Atlântico e que impacto é que as tarifas americanas podem ter na produção automóvel nacional.

A ACAP – Associação Automóvel de Portugal estima que o setor automóvel representa 12,6% do volume total das exportações do país. Uma quota que representa 9,8 mil milhões de euros e que dá um importante contributo para a balança comercial do país.

Além disso, o setor automóvel português é atualmente composto por 35 mil empresas — que corresponde a 2,3% do total de empresas no país. Este tecido empresarial é responsável por 167 mil postos de trabalho.

São estes números que preocupam a economia portuguesa, numa altura em que o novo Presidente dos EUA, Donald Trump, admite a possibilidade de aumentar as tarifas aos carros produzidos na Europa. Mas qual é o grau de exposição da produção automóvel nacional aos EUA?

Este gráfico, com os dados referentes à exportação de automóveis produzidos em Portugal em 2024, responde parcialmente a essa questão:

infografia que mostra para onde vão as exportações nacionais
Fonte: ACAP

Como podemos ver, a Europa é o principal mercado de exportação dos automóveis produzidos em Portugal, representando 87,6% das exportações nacionais. Segue-se África (5,8%), Ásia (3,4%) e Oceânia (2,3%). A América do Norte (0,9%) é por isso o mercado onde a produção automóvel nacional tem menos penetração.

Feitas as contas, Portugal exportou um total de 2993 automóveis para os EUA em 2024.

Apesar do número não ser significativo, Pedro Lazarino, diretor geral da Stellantis Portugal e membro da ACAP, admite que “tudo o que sejam tarifas, tem implicações que não se consegue medir em detalhe. A boa notícia é que o setor automóvel, em termos de produção, muita dela fica na Europa”, acrescentou.

Relacionado Trump quer tarifas nos carros europeus. Como é que Portugal pode ser afetado?

Recordamos que em 2024, Portugal registou a segunda produção “mais alta da última década” com 332 546 veículos produzidos, apenas atrás de 2019 com 345 688 unidades. A Autoeuropa sozinha é responsável por 71% da produção, seguida da Stellantis Mangualde com 26%.