Notícias Porsche Macan a combustão de regresso?

Indústria

Porsche Macan a combustão de regresso?

O Porsche Macan a combustão deixou de ser vendido na União Europeia no final do ano passado, mas poderá regressar.

Porsche Macan GTS, traseira
© Porsche

Após uma retirada «abrupta» da União Europeia (UE) no início do ano passado, devido às novas regras de segurança e cibersegurança da União Europeia, o Porsche Macan a combustão poderá voltar.

Atualmente, o Porsche Macan está disponível apenas como 100% elétrico na UE, mas fontes próximas ao construtor sugerem que a marca da Estugarda está a reconsiderar a sua decisão, devido à descida nas vendas, no último ano.

Essa descida global (-3%) pode ser justificada pela performance na China (-28%), mas também pela performance dos seus elétricos. O Taycan viu as suas vendas cair 49% e o novo Macan elétrico, apesar de um arranque positivo, não evitou que as vendas do SUV alemão (combustão e elétrico) caíssem 5%.

Macan a combustão de volta?

A hipótese do «renascimento» do Macan com motor a combustão parece que volta a estar em cima da mesa, segundo fontes próximas à marca em declarações à Autocar: “a receção ao novo Macan elétrico está a ser positiva, mas estamos ainda a avaliar a sua performance a longo prazo, tendo em conta as condições incertas do mercado”.

O Porsche Macan é um dos modelos mais importantes para a marca, com mais de 500 mil modelos vendidos nos últimos 10 anos e, por norma, o segundo modelo mais vendido, sempre a morder os calcanhares ao Cayenne.

Não se espere, no entanto, que o seu regresso se faça a partir de uma adaptação do Macan elétrico em comercialização. A plataforma do Macan — Premium Platform Electric — foi pensada única e exclusivamente para modelos elétricos.

Porsche Macan Turbo - vista lateral
© Porsche Porsche Macan Turbo

De acordo com a Autocar, caso haja luz verde, o futuro Porsche Macan a combustão deverá assentar sobre a plataforma PPC (Plataforma Premium Combustão), estreada pelo novo Audi A5 e também usada pela nova geração do Q5, o modelo equivalente da Audi ao Macan. A Porsche, até agora, não confirmou ou negou esta possibilidade.

Situação não é nova

Há uns meses, a Porsche reveu a sua estratégia de eletrificação, tendo em consideração a evolução do mercado dos elétricos em certas regiões, como na Europa, em que a procura está a ser inferior à prevista.

Entre as decisões tomadas está o prolongamento da carreira de alguns modelos a combustão, assim como está a considerar, nos modelos que tinha previsto lançar para os próximos anos, não ter apenas versões 100% elétricas e ter alternativas híbridas ou a combustão.

“Nós estamos a explorar a possibilidade de, no futuro, equipar alguns dos modelos, originalmente planeados como elétricos, com motorizações híbridas ou motores a combustão.”

Lutz Meschke, diretor financeiro da Porsche

Além disso, como se veio a saber, o lançamento dos novos modelos 100% elétricos já previstos parece estar atrasado. Fique a saber mais detalhes:

O que parece ser certo, independentemente das decisões que a Porsche tomar, é que, nas palavras do seu diretor financeiro, Lutz Meschke “estamos comprometidos com o motor de combustão por muito mais tempo”.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Qual destes monovolumes foi desenvolvido com o apoio da Porsche?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

19 projetos que tiveram o “dedinho” da Porsche e quase ninguém sabe