Notícias JLR atinge melhores resultados numa década mesmo com China no vermelho

Indústria

JLR atinge melhores resultados numa década mesmo com China no vermelho

A quebra na China foi compensada pelo subida na América do Norte, levando aos melhores resultados num trimestre da JLR numa década.

Range Rover P530

JLR, a antiga Jaguar Land Rover, anunciou os resultados do seu terceiro trimestre do ano fiscal 2024/25, tendo atingido as margens e lucros mais elevados numa década, assim como receitas recorde.

Para contexto, a JLR ao ser uma subsidiária do grupo indiano Tata Motors, o início do ano fiscal é em abril. Por isso, o período entre outubro e dezembro é o seu terceiro trimestre a que corresponde ao nosso último do ano.

A receita da JLR no terceiro trimestre subiu para as 7,5 mil milhões de libras (cerca de 8,9 mil milhões de euros), um crescimento de 2% face ao período homólogo. É a receita trimestral do grupo mais elevada de sempre. No acumulado do ano a faturação é de 21,2 mil milhões de libras (cerca de 25,3 mil milhões de euros).

Defender Octa - 3/4 de frente em cima de rochas
© JLR Defender OCTA.

A receita recorde no trimestre permitiu um lucro de 523 milhões de libras (aprox. 626 milhões de euros), sendo de 1,6 mil milhões de libras (cerca de 1,9 mil milhões de euros) no acumulado do ano. São os mais altos numa década.

Também a margem de lucro (antes de impostos) do terceiro trimestre foi a mais elevada numa década: 9%.

JLR no mundo

Apesar dos números positivos, a JLR registou no terceiro trimestre um decréscimo de vendas na China (-38%), Reino Unido (-17%) e Resto do Mundo (-1%). Contudo, no mercado norte-americano as vendas deram um salto substancial, com um crescimento de 44%. Na Europa as vendas cresceram 6%.

No geral, a JLR viu as suas vendas descer 3% no terceiro trimestre de 2024 face ao de 2023, a que correspondem 106 334 unidades (inclui a joint venture com a Chery na China).

Nestes últimos três meses o construtor vendeu 106 334 unidades (incluindo a joint venture com a Chery na China), o que representa uma queda de 3% face ao mesmo período homólogo. Mas no acumulado do ano fiscal, a JLR já entregou 320 622 automóveis, mais 1% que no ano anterior.

Grande parte do crescimento este trimestre foi impulsionado pelos Range Rover (+22%), Range Rover Sport (+17%) e Defender (+13%). Estes três modelos sozinhos corresponderam a 70% do total de vendas.

A Jaguar, que está a meio de um processo de reinvenção e já terminou a produção de praticamente todos os seus modelos, viu as vendas cair 32,1% no trimestre (a joint venture com a Chery na China). No acumulado do ano estão a cair 15,7%, correspondendo a 41 168 unidades.

Apesar de ter sido o Range Rover que viu as suas vendas crescer mais, é o Defender que leva a coroa como o mais vendido. No terceiro trimestre vendeu 30 605 unidades, acumulando no corrente ano fiscal 83 912 unidades.

Sabe esta resposta?
Quantas peças tem o Land Rover Defender Classic produzido pela Lego?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Land Rover Defender clássico está de volta com a Lego
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Land Rover Defender clássico está de volta com a Lego