Notícias Rimac vence a Tesla no mundo dos táxis autónomos com a Verne

Indústria

Rimac vence a Tesla no mundo dos táxis autónomos com a Verne

Verne é o nome da nova empresa de Mate Rimac que acaba de apresentar o seu primeiro táxi de condução autónoma. Começa a circular em 2026.

© Verne

Verne — de Jules Verne. É este o nome da nova empresa do fundador da Rimac, criada para desenvolver novas soluções de mobilidade e transporte autónomo. O seu primeiro projeto já existe e é precisamente um novo robô táxi, de condução autónoma, que deverá começar a circular em 2026.

Depois de ter surpreendido a indústria automóvel com um hiperdesportivo 100% elétrico, Mate Rimac volta aos cabeçalhos das notícias com a criação da Verne, que já conta com um novo automóvel. No entanto, o objetivo deste é um pouco diferente e está mais focado na mobilidade.

O primeiro produto da Verne também tem uma lotação máxima de dois lugares — tal como o Rimac Nevera — mas não inclui volante nem pedais, uma vez que a condução é totalmente autónoma. Porquê apenas dois lugares? A Verne justifica a escolha com uma pesquisa que revela que 9 em 10 viagens de táxi são feitas apenas por uma ou duas pessoas.

Esta configuração do habitáculo permitiu à empresa “oferecer um espaço interior incomparável num veículo de tamanho compacto”. De acordo com o chefe de design da Verne, Adriano Muri, este robô táxi “tem mais espaço que um Rolls-Royce”.

“Foi difícil encontrar um nome para a empresa que estivesse de acordo com a nossa visão. Acabámos por nos inspirar em Jules Verne, o famoso escritor que é dito ser ‘o homem do futuro’.”

Adriano Mudri, chefe de design da Verne

Ainda no interior, não é só a disposição dos bancos que é atípica. A falta de volante, de pedais e a presença de um ecrã central de 43″ são indícios de que este é um automóvel diferente.

Entre os assentos dos dois ocupantes existe um ecrã tátil, onde várias configurações do veículo podem ser ajustadas. A funcionalidade mais importante, no entanto, é a Median, que permite ao passageiro controlar o início e o final da viagem através de um comando físico.

Pensado ao detalhe

Se o habitáculo foi pensado com o objetivo de oferecer o máximo de conforto e funcionalidade, o exterior não fica atrás. Por esse motivo, este novo robô táxi está equipado com portas laterais deslizantes, com o objetivo de não obstruir o trânsito de forma nenhuma em torno do veículo.

A nível mecânico, ainda pouco se sabe sobre este novo automóvel de condução autónoma. No entanto, já foi divulgado que este vai partilhar a mesma plataforma do robô táxi da Volkswagen, da Mobileye Drive. Para além disto, o robô táxi da Verne estará equipado com um conjunto de sensores LiDAR, de forma a permitir uma condução autónoma de nível 4.

Infelizmente, não é preciso ter só vontade de andar neste robô táxi, no entanto, também não é muito mais complicado. Quando chegar às estradas, em 2026, o primeiro automóvel da Verne vai funcionar em conjunto com uma aplicação de transporte, que permite o acesso à localização do mesmo e a diversas outras funcionalidades.

Além disso, será também através desta aplicação que cada utilizador poderá personalizar a sua viagem, selecionado a temperatura desejada no habitáculo e até o aroma. Desta forma, a Verne consegue “garantir que cada viagem não é apenas sobre chegar ao destino”.

No final do dia ou sempre que necessário, os veículos autónomos vão regressar à sua infraestrutura base, ou à Mothership (nave mãe), como a Verne lhe chama, de forma a receberem a sua manutenção diária. Ou seja, uma limpeza completa e o carregamento total do sistema.

O robô táxi da Verne será lançado primeiro em Zagreb, a capital da Croácia, em 2026. No entanto, já estão previstas futuras expansões para outras cidades europeias na Alemanha, por exemplo, ou no Reino Unido, mas também no Médio Oriente.

Para este mundo dos táxis de condução autónoma, a próxima data a fixar é o dia 8 de agosto, revelado por Elon Musk como o dia de lançamento do novo robô táxi da Tesla.

Sabe esta resposta?
Qual é o recorde de velocidade em patins sobre o gelo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Hilux ajuda a bater recorde de velocidade… em patins sobre o gelo