Notícias Smart deixa de ser 100% elétrica e vai ter motores de combustão

Indústria

Smart deixa de ser 100% elétrica e vai ter motores de combustão

Depois de ter registado um ano de 2024 particularmente complicado, a Smart anunciou que o seu #5 vai ter versões com motor de combustão.

Smart #5 frente 3/4
© Smart

O ano mudou, mas a história é a mesma. Depois de 2024 se ter consagrado como um ano particularmente difícil para a indústria automóvel, 2025 começa com mais uma marca a dar um passo atrás na eletrificação: a Smart.

Recordamos que a Smart apenas vende automóveis 100% elétricos desde 2020, mas o novo #5, inicialmente apresentado exclusivamente como 100% elétrico, vai também marcar o regresso da marca aos motores de combustão. Isto porque o Smart #5 vai ter uma versão híbrida plug-in.

Segundo um porta-voz do construtor, em declarações à Autocar: “Nós vemos a mobilidade individual movida por motores a combustão e, em particular, por sistemas híbridos, como uma tecnologia de transição para a condução 100% elétrica. É importante responder aos desejos e às necessidades cada vez mais diversas dos nossos clientes. A Smart não pode excluir nenhuma solução tecnológica para o futuro neste momento”.

Smart #5
© Smart

O anúncio da adição de um sistema híbrido plug-in pode ser justificado pelo crescimento das vendas deste tipo de modelos na China, o principal mercado da Smart. Na Europa, a marca teve um ano de 2024 particularmente difícil, com uma queda de 53,9% nas vendas em relação a 2023, para apenas 12 880 unidades, segundo dados da ACEA.

O que já sabemos sobre o Smart #5?

Até agora, ainda não foram avançados detalhes sobre a nova motorização híbrida plug-in do #5. Contudo espera-se que utilize o sistema Thor, já presente noutros modelos da Geely — o grupo chinês responsável pelo desenvolvimento e produção dos Smart —, como o Galaxy 7 EM-i.

O Galaxy 7 EM-i está equipado com um motor a gasolina de 1,5 l de 110 cv, com quatro cilindros, associado a uma transmissão automática de dupla embraiagem (E-DHT), que integra um motor elétrico de 215 cv.

Em termos de motorizações elétricas, o #5 vai estar disponível com duas versões de tração traseira e ainda duas versões de tração integral. Fique com mais detalhes:

Quando chega?

O novo Smart #5 continua com data de chegada ao mercado europeu no início deste ano e, sendo um elétrico produzido na China, será afetado pelas tarifas adicionais de importação. No caso da Smart, aos 10% da tarifa de importação regular, são adicionados 18,8%.

A versão híbrida plug-in do #5 não é afetada pelas tarifas, pelo que tem o potencial de ser a mais acessível da gama no mercado europeu.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o SEAT Ronda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este SEAT Ronda foi usado como prova em tribunal. Porquê?