Notícias Stellantis entrega centenas de veículos elétricos ao SNS

Dia 8 de julho o podcast da Razão Automóvel será gravado ao vivo. Inscreva-se e garanta o seu lugar.

Quero Inscrever-me

Indústria

Stellantis entrega centenas de veículos elétricos ao SNS

O CEO da Stellantis e o Presidente da República estiveram em Mangualde para celebrar a entrega de 719 veículos elétricos ao SNS.

Carlos Tavares, diretor executivo da Stellantis

A Stellantis entregou ontem, dia 2 de julho, ao SNS (Serviço Nacional de Saúde), 719 veículos elétricos de passageiros e comerciais, assim como 600 postos de carregamento (wallbox).

A cerimónia de entrega ocorreu na fábrica de Mangualde, onde Carlos Tavares, diretor-executivo da Stellantis, teve a companhia de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, Pedro Reis, Ministro da Economia e Ana Margarida Povo, Secretária Geral de Saúde.

“Vamos fornecer 719 veículos elétricos a bateria — Peugeot E-Rifter (300) e Citroën ë-Berlingo (419) —, e 600 postos de carregamento que vão ser entregues com os veículos, para que possam imediatamente ser carregados no ponto de utilização”, afirmou Tavares. Duas das chaves dos respetivos veículos foram entregues em mão ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Todas as unidades vêm com uma extensão de garantia de cinco anos ou 150 mil quilómetros, sendo que “mais de 600 destas unidades foram transformadas especificamente para as entidades às quais se destinam.”

“Eu, como diretor-executivo da Stellantis, tenho um grande orgulho em participar na melhoria da qualidade da saúde do nosso país. Estamos aqui para servir as comunidades onde estamos a operar.”

Carlos Tavares, CEO da Stellantis

Estes 719 veículos elétricos foram entregues no âmbito de um concurso elaborado pelo Ministério Público, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da União Europeia, que ascende quase a 21 milhões de euros, e o qual Carlos Tavares descreveu como “muito renhido”.

“A Stellantis é um exemplo para o Estado Português imitar.”

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

A primeira

A fábrica da Stellantis de Mangualde passa a ser, assim, a primeira fábrica em Portugal a produzir em grande escala veículos de passageiros e comerciais ligeiros elétricos a bateria.

Leia também: Carlos Tavares não quer jogar à defesa: “Queremos surfar a onda da ofensiva chinesa”

Portugal também já produz veículos elétricos pesados de mercadorias e passageiros, na fábrica do Tramagal (FUSO eCanter) e de Ovar (CaetanoBus).