Notícias Stellantis vai testar baterias de estado sólido no mundo real

Indústria

Stellantis vai testar baterias de estado sólido no mundo real

As baterias de estado sólido da Factorial vão ser utilizadas pela Stellantis, através de uma frota de Dodge Charger Daytona de demonstração.

Dodge Charger Daytona - 3/4 de frente
© Dodge

A Stellantis anunciou que, em 2026, vai colocar na estrada uma frota de Dodge Charger Daytona equipados com as novas baterias de estado sólido da Factorial, para as testar.

Desta forma, ambas as empresas poderão validar esta tecnologia e avaliar o desempenho destas novas baterias em condições reais de utilização.

Este projeto faz parte da parceria estabelecida entre as duas empresas em 2021, com o objetivo de desenvolver e implementar veículos elétricos de próxima geração, alimentados por esta nova tecnologia de baterias. No âmbito desta colaboração a Stellantis investiu 75 milhões de dólares na Factorial.

Dodge Charger Daytona - bateria
© Dodge

A Factorial ficará assim encarregue de fornecer à Stellantis células baseadas na sua tecnologia patenteada de baterias de estado sólido FEST, que permite uma densidade energética específica superior a 390 Wh/kg.

“Acreditamos que a tecnologia de estado sólido pode desempenhar um papel crucial para permitir a próxima geração de elétricos com desempenho aprimorado e custos reduzidos.”

Siyu Huang, CEO e cofundador da Factorial

Baterias de estado sólido

Tal como referido no comunicado, as baterias de estado sólido apresentam inúmeras vantagens face às mais conhecidas baterias de iões de lítio. Entre elas está a sua maior densidade energética, um peso mais reduzido, melhor desempenho e a possibilidade de reduzir o custo total do veículo ao longo do tempo.

Para este projeto, a Stellantis optou pela utilização da plataforma STLA Large, desenvolvida a pensar nos maiores modelos do grupo. O Dodge Charger Daytona estreou a plataforma, que também vai ser usada pelo novo Jeep Wagoneer S.

A STLA Large foi projetada para equipar até dois milhões de veículos a nível mundial, o que a torna na escolha certa para a nova tecnologia de baterias.

“Ao integrar a inovadora solução de baterias da Factorial na plataforma STLA Large, estamos a validar o seu potencial para melhorar a nossa linha de elétricos”

Ned Curic, diretor de engenharia e tecnologia Stellantis

Além da Stellantis, outras empresas também estão a investir nas baterias de estado sólido da Factorial. Recentemente, a Mercedes-Benz anunciou uma parceria com esta empresa para o desenvolvimento de uma bateria de estado sólido, apelidada Solstice.

Sabe esta resposta?
Em que ano começou a ser produzido o Portaro?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Quando o “nosso” Portaro foi testado pela TV britânica