Notícias Stellantis vai suspender a produção do FIAT 500 elétrico

Indústria

Stellantis vai suspender a produção do FIAT 500 elétrico

Vendas aquém do esperado obrigam a Stellantis a parar temporariamente a produção do FIAT 500e. Nova versão híbrida poderá duplicar a produção.

FIAT 500e Giorgio Armani - vista lateral
© Fiat

A Stellantis vai suspender a produção do 100% elétrico FIAT 500e durante quatro semanas. Motivo? As vendas estão abaixo da produção instalada na fábrica da marca.

Apesar de ter tido um excelente arranque nos primeiros dois anos de comercialização, as vendas do FIAT 500 elétrico pela Stellantis estão diminuir. A suspensão da produção vai começar já a partir do dia 13 de setembro.

Fiat 500e - 3/4 de frente
© Fiat No ano passado a marca produziu apenas 80 mil unidades do 500e. O objetivo de produção anual situava-se entre as 90 mil e as 100 mil unidades.

A solução é híbrida

Uma das medidas da Stellantis destinadas a amenizar o decréscimo da procura, foi transformar a atual geração do FIAT 500 — desenvolvida com o objetivo de ser 100% elétrica — de forma a ser capaz de receber um motor de combustão. Nomeadamente um sistema mild-hybrid. O início da produção desta nova versão híbrida está agendada para o início de 2026.

“Esta medida foi necessária para fazer frente ao arrefecimento no mercado de automóveis elétricos.”

Stellantis

Com esta medida, a Stellantis prevê aumentar a produção do novo FIAT 500 para 200 mil unidades/ano. Sendo que 125 mil já estarão equipadas com um motor de combustão mild-hybrid.

Mais investimento na fábrica

Além de tornar o novo FIAT 500 híbrido, o construtor declarou que pretende investir 100 milhões de euros na fábrica de Mirafiori. Grande parte deste investimento será para dotar a fábrica italiana de capacidade para montar baterias de maior desempenho.

A FIAT junta-se assim ao grupo de marcas que nos últimos meses foram forçadas a ajustar as suas estratégias de eletrificação perante o arrefecimento na procura por elétricos.

Fonte: Reuters

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro automóvel a contar com um motor Diesel de injeção direta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos