Depois de há uns meses ter ganho a produção de mais um modelo, a fábrica da Stellantis em Mangualde anuncia agora que irá produzir um modelo 100% elétrico.
A produção deste modelo resulta de um contrato de consórcio entre a Stellantis e o Instituto Politécnico de Coimbra inserido na agenda mobilizadora “GreenAuto: Green innovation for the Automotive Industry” do Plano de Recuperação e Resiliência português.
Segundo a diretora do Instituto de Investigação Aplicada do Politécnico de Coimbra, Marta Henriques: “O principal objetivo da assinatura do contrato consiste em transformar o setor automóvel nacional (…) criando condições para iniciar a produção de um novo veículo comercial ligeiro elétrico, a bateria, até 2025”.
VEJAM TAMBÉM: O último dos Citroën 2CV feitos «falava» portuguêsEste contrato — cuja assinatura decorre esta quarta-feira — corresponde a um investimento de 60 milhões de euros.
Um esforço conjunto
O contrato de consórcio é liderado pela Stellantis (antiga PSA de Mangualde) e integra um total de 38 entidades.
Da parte do Instituto Politécnico de Coimbra, Marta Henriques esclareceu que “o investimento elegível para o IPC (Instituto Politécnico de Coimbra) é de cerca de 610 mil euros”.
Já quando foi anunciada a chegada de mais um modelo na fábrica de Mangualde o diretor executivo da Stellantis, Carlos Tavares, tinha antecipado a produção de um modelo elétrico naquela unidade fabril.
Na altura Carlos Tavares afirmou: “O que está ainda em aberto hoje é a data em que vai ser executado esse plano (…) ainda há muitas incógnitas acerca da velocidade a que as vendas e a procura dos veículos elétricos vão crescer”.
Fonte: Lusa
Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!
Pode encontrar a resposta aqui:
Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208Parabéns, acertou!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
1 comentário
Stellantis e Politécnico de Coimbra juntos para produzir um elétrico em Mangualde
Através de um contrato assinado com o Politécnico de Coimbra a Stellantis planeia produzir um modelo elétrico em Mangualde até 2025.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.