Notícias Já estão a ser produzidos veículos elétricos em Mangualde

Indústria

Já estão a ser produzidos veículos elétricos em Mangualde

A Stellantis sagra-se como o primeiro construtor automóvel a produzir elétricos em grande escala no nosso país.

Comerciais e ligeiros elétricos mangualde
© Stellantis

Ontem, 1 de outubro, a Stellantis assinalou o início oficial da produção em série de veículos 100% elétricos na sua fábrica em Mangualde, Viseu.

Este marco, resultante de um investimento de 119 milhões de euros, torna Mangualde no primeiro no país a produzir veículos de passageiros e comerciais ligeiros elétricos em grande série. A partir de agora os clientes portugueses já podem adquirir viaturas elétricas made in Portugal.

Desta linha de produção vão sair oito viaturas 100% elétricas: Citroën ë-Berlingo, ë-Berlingo Van (nas versões de passageiros e comerciais ligeiros), Fiat e-Doblò, Opel Combo-e e Peugeot E-Partner e E-Rifter.

Mas afinal?

Em julho deste ano, a Stellantis já tinha iniciado a produção das primeiras unidades pré-série, coincidindo com também com a cerimónia oficial da entrega de 719 veículos elétricos de passageiros e comerciais ao SNS (Serviço Nacional de Saúde).

Recorde que a Stellantis ambicionava começar a produzir elétricos na fábrica de Mangualde apenas a partir de 2025, mas objetivo foi antecipado ainda para este ano.

O grupo iniciou em janeiro a transformação e modernização da linha de produção. As instalações contam agora com uma linha de montagem de baterias, levando à criação de 63 novos postos de trabalho e à formação específica de toda a equipa técnica.

Nos primeiros nove meses do ano, a fábrica de Mangualde já produziu 63 400 veículos.