Notícias Stellantis Mangualde serve de palco a evento de inovação no setor automóvel

Indústria

Stellantis Mangualde serve de palco a evento de inovação no setor automóvel

A fábrica da Stellantis em Mangualde acolheu o 1.º TechDay da Agenda Mobilizadora GreenAuto, onde se fez um ponto de situação do projeto.

Stellantis Mangualde Tech Day - linha de produção
© Stellantis

No passado dia 14 de novembro, a fábrica da Stellantis em Mangualde acolheu o primeiro TechDay do consórcio da Agenda Mobilizadora GreenAuto. Trata-se de um evento destinado a apresentar os resultados e avanços até agora obtidos, no âmbito desta Agenda Mobilizadora.

Para quem não conhece, este é um projeto liderado pela Peugeot Citroën Automóveis Portugal, SA (Stellantis Mangualde) e que é cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) Português. Da sua estrutura fazem parte 37 entidades (21 empresariais, micro, PME e grandes empresas da cadeia de valor automóvel e 16 do Sistema Científico e Tecnológico Nacional).

O principal objetivo é o de reforçar a posição da indústria automóvel nacional na cadeia de valor dos veículos de baixas emissões. Com um investimento global de 119 milhões de euros, o projeto já mobilizou 180 profissionais qualificados, que trabalham no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para o setor automóvel.

Durante o TechDay, as 36 entidades envolvidas neste consórcio apresentaram 18 produtos e processos tecnológicos, que têm a missão de transformar a produção automóvel. As inovações mostradas destacam-se pela integração de tecnologias digitais e pela promoção da sustentabilidade no fabrico de veículos e seus componentes.

Um dos principais resultados do GreenAuto é a produção de veículos elétricos, que teve início no passado mês de outubro na fábrica da Stellantis em Mangualde. Esta unidade tornou-se assim a primeira em Portugal a produzir veículos elétricos de passageiros e comerciais ligeiros em grande escala.

O 1.º TechDay da Agenda GreenAuto reforçou o papel de Portugal no panorama da mobilidade elétrica e evidenciou o potencial de colaboração entre empresas, instituições e o setor público para alcançar soluções inovadoras e ecológicas destinadas, essencialmente, ao setor automóvel.

Este evento contou com a presença de representantes do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, e da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR (CNA-PRR).