A Mercedes-Benz e a BMW deixarão de ser, em breve, as únicas a oferecer o nível 3 de condução autónoma nos seus modelos: a Stellantis também vai oferecer essa possibilidade com o STLA AutoDrive.
O nível 3 — o nível mais alto é o 5 que se refere a veículo totalmente autónomo —, de acordo com as definições da SAE, já deixa que o condutor, em determinadas situações, desvie a atenção da estrada. No entanto, obriga a que o condutor esteja sempre preparado para assumir o controlo quando necessário.
Como funciona?
O STLA AutoDrive permite uma condução automatizada a velocidades até aos 60 km/h, sendo ativado através de um botão físico.
Depois de ativado, o STLA Autodrive assume o controlo mantendo a distância de segurança, ajustando a velocidade, direção e travagem dependendo do fluxo do tráfego.
O sistema da Stellantis, no entanto, só fica disponível quando estão alinhadas as condições ambientais e de tráfego certas, notificando de seguida o condutor.
Para isto, o STLA AutoDrive está constantemente a monitorizar o ambiente que rodeia o automóvel, através de múltiplos sensores. A Stellantis promete alta precisão e fiabilidade no funcionamento até mesmo à noite ou com chuva ligeira.
Os sensores do sistema, para que funcionem sempre como o previsto, equipam um sistema de limpeza automático.
A velocidades mais elevadas (até 95 km/h), o sistema recua para os níveis 2 e 2+, oferecendo Cruise Control Adaptativo e funções de centragem na via de rodagem.
Para além disto, uma vez que está conectado à cloud (nuvem), o STLA AutoDrive permite melhorias contínuas através de atualizações remotas (over-the-air).
Quando chega?
A Stellantis diz que o STLA AutoDrive está pronto para ser implementando — já está em conformidade com os regulamentos aplicáveis —, mas, por enquanto, ainda não anunciou quando o vai lançar ou em que modelos.
Sabe esta resposta?
Que carro venceu o Rally de Portugal de 1969?
Oops, não acertou!
Pode encontrar a resposta aqui:
Citroën «boca de sapo» foi o vencedor mais invulgar de sempre do Rally de PortugalParabéns, acertou!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Citroën «boca de sapo» foi o vencedor mais invulgar de sempre do Rally de Portugal
Sem comentários
Depois da Mercedes e BMW também a Stellantis vai ter condução sem mãos
O STLA AutoDrive é um passo em frente da Stellantis no que respeita à condução autónoma. Fique a saber no que consiste e como funciona.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.