Notícias Tesla poderá ganhar muitos milhões com metas de emissões

Indústria

Tesla poderá ganhar muitos milhões com metas de emissões

A Tesla poderá alcançar quantia milionária com a venda dos seus créditos de carbono a construtores em risco de não cumprir as metas.

Tesla Model 3 Performance, frente
© Tesla

Cumprir as metas de emissões para 2025 vai ser um dos maiores desafios do ano para a indústria automóvel, havendo vários construtores em risco de incumprimento. No entanto, aquilo que se tem mostrado um «bicho de sete cabeças» para uns, para outros parece ser uma benção.

Analistas do grupo UBS estimam que a Tesla possa arrecadar mais de mil milhões de euros através do agrupamento de emissões (emission pools).

Tesla Model Y frente 3/4
© Tesla O Tesla Model Y foi o modelo da marca americana mais vendido em Portugal em 2024.

O que está em causa?

Como forma dos construtores conseguirem cumprir com as novas metas e evitarem multas, a União Europeia (UE) disponibiliza uma ferramenta que permite aos construtores agruparem-se por emissões — as emission pools.

Estes agrupamentos permitem que um construtor em risco de incumprimento se possa juntar a outro que não esteja — tem muitos créditos de carbono para vender —, e que as emissões dos dois sejam calculadas em conjunto.

Já em 2020/2021 isso aconteceu. O caso mais famoso foi o da antiga FCA (Fiat Chrysler Automobiles) que se juntou à Tesla, cuja soma paga pela primeira à segunda permitiu financiar a construção da fábrica da Tesla na Alemanha.

A história repete-se

Este ano, a história vai repetir-se. Uma vez que a Tesla apenas produz e vende automóveis elétricos, não tem que se preocupar em cumprir metas de emissões como os outros construtores. Já são, por isso, muitos os construtores automóveis a procurarem evitar as multas «sob a sua alçada».

“A compensação da Tesla pode ultrapassar os mil milhões de euros se esta monetizar todos os seus créditos de carbono.”

Patrick Hummel, analista na UBS

Recentemente, ficámos a saber que a Stellantis, a Toyota, a Ford, a Subaru e a Mazda têm a intenção de se juntar à Tesla. E poderão juntar-se mais, já que as candidaturas estarão abertas até dia 5 de fevereiro:

Em caso de incumprimento das metas de emissões, os construtores automóveis terão de pagar 95 euros por carro e por grama acima do estipulado — 93,6 g/km (WLTP).

Explicamos tudo o que está em causa no episódio n.º 71 do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel.

Fonte: Bloomberg News

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208