Notícias Tesla como investidor da Nissan? Parece já haver um plano

Indústria

Tesla como investidor da Nissan? Parece já haver um plano

O rumor mais recente sobre o futuro da Nissan envolve trazer a Tesla como investidor estratégico do problemático construtor japonês.

ariya

As negociações para uma fusão com a Honda podem ter fracassado, mas a procura por novos parceiros da Nissan está longe de ter um fim. Agora, de acordo com o Financial Times, há um novo ator nos bastidores que vai propor à Tesla que seja um investidor estratégico no construtor japonês.

De acordo com o jornal norte-americano, o plano está a ser elaborado por um “grupo japonês muito influente” que, caso fosse colocado em prática, iria redefinir o futuro de ambos os construtores.

Esse grupo está a ser liderado por Hiromichi Mizuno, ex-membro do conselho de administração da Tesla, e conta com o apoio do ex-Primeiro Ministro japonês, Yoshihide Suga, e do antigo assessor, Hiroto Izumi. A notícia do Financial Times, no entanto, não cita fontes.

Este grupo deseja que a Tesla se torne num investidor estratégico da Nissan, especialmente tendo em conta os rumores de que a empresa norte-americana está interessada nas fábricas do construtor japonês nos Estados Unidos da América (EUA).

Elon Musk reagiu

As pessoas mencionadas neste grupo já negaram ter conhecimento ou estarem envolvidas na elaboração deste plano, como é avançado pela notícia do Financial Times. Até agora, nem a Tesla nem a Nissan comentaram a nível oficial este assunto.

Contudo, Elon Musk, diretor executivo da empresa norte-americana, terá feito o seguinte comentário no X, em seguimento a esta notícia: “A fábrica da Tesla É o produto. Não existe nada na indústria automóvel comparada à linha de produção do Cybercab“. Pode seguir a discussão aqui:

A simples especulação sobre um possível investimento da Tesla já teve reflexos no mercado. Após a publicação da notícia, as ações da Nissan encerraram 9,6% mais altas.

Foxconn continua interessada

Antes do colapso da fusão entre a Honda e a Nissan, já circulavam rumores de que o construtor japonês procurava novos parceiros no continente norte-americano.

Contudo, tem sido a Foxconn, empresa com sede em Taiwan, que tem demonstrado publicamente grande interesse pela Nissan. Esta é a empresa que produz os iPhones da Apple, mas que também está envolvida na indústria automóvel, através da subsidiária Foxtron.

O próprio diretor-executivo da Nissan, Makoto Uchida, confirmou que já houve conversações com a empresa taiwanesa.

Mas o jornal japonês Nikkei avançou recentemente que a Foxconn também propôs à Honda uma parceria cuja derradeira ambição seria o de criar um grupo a quatro, envolvendo a Nissan e a Mitsubishi. O objetivo seria de conseguir a escala necessária para melhor enfrentar não só os construtores chineses como a Tesla.

Fonte: Reuters

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208