Notícias Tesla “Model 2” morreu. Elon Musk explica porquê

Indústria

Tesla “Model 2” morreu. Elon Musk explica porquê

Elon Musk andava a prometer um Tesla de 25 mil dólares desde 2018, mas agora está definitivamente «morto e enterrado».

Tesla Model 2 2025

Parece que agora é definitivo: o Tesla de 25 mil dólares (23 150 mil euros), conhecido como “Model 2”, foi definitivamente cancelado.

Quem o afirmou foi o próprio diretor-executivo da Tesla, Elon Musk, após ter sido questionado sobre o lançamento deste modelo durante a apresentação dos resultados do terceiro trimestre de 2024.

A resposta foi taxativa: “ter um modelo de 25 mil dólares não faz sentido. É uma ideia absurda. Seria completamente contrário aquilo em que nós acreditamos“.

Elon Musk durante o 2023 Cyber Roundup
© Tesla Elon Musk

O «Model 2» anda a ser prometido desde 2018 e mesmo no início deste ano corriam notícias de que a produção do aguardado Tesla de 25 mil dólares iria arrancar em 2025. Não foi preciso muito para tudo isso ser virado do avesso.

Em abril, a Reuters avançava em primeira mão que o «Model 2» tinha sido riscado dos planos da marca norte-americana. A Tesla nunca chegou a confirmar essa informação, mas o que acabou por confirmar, alguns dias depois, foi a apresentação de um táxi-robô. Esse veículo autónomo foi revelado há pouco tempo e recebeu o nome de Cybercab.

Tesla Cybercab - vista lateral com portas abertas
© Tesla O Tesla Cybercab foi apresentado no dia 10 de outubro, como um veículo totalmente autónomo e no qual a Tesla deposita grandes expetativas para o seu futuro.

O futuro é autónomo

O cancelamento do «Model 2» e a revelação do Cybercab vão de encontro ao que Elon Musk já tinha afirmado várias vezes: “o futuro é autónomo”. Para ir de encontro a esse futuro, a prioridade da Tesla é alcançar o nível 5 de condução autónoma, o mais elevado. Neste nível, já não há intervenção humana na condução do veículo. Basta indicar qual o destino e o veículo assume o comando total das operações.

Um futuro onde os veículos autónomos são a regra continua, no entanto, a parecer muito distante, apesar do otimismo elevado que existia sobre esta tecnologia há alguns anos. A expetativa era a de que, durante esta década, já estivessem a circular muitos automóveis autónomos, mesmo entre os particulares, de forma legal.

Não é isso que estamos a assistir e os táxis-robôs parecem ser, de momento, o cenário mais plausível para o vingar desta tecnologia. Já circulam táxis-robô em algumas cidades norte-americanas, chinesas e também estão a começar a chegar a algumas cidades europeias: a Volkswagen vai ter uma frota em Munique a partir de 2025.

Tesla Cybercab

O Tesla «Model 2» seria um de vários modelos assentes sobre uma plataforma de nova geração que prometia custos de produção 50% inferiores aos do Model 3. Entre os modelos planeados estava o táxi-robô, que agora conhecemos como Cybercab.

Por agora, apenas o Cybercab parece ter tido luz verde. Durante o evento de apresentação foi avançado um preço de 30 mil dólares (27 500 euros), mas Musk coloca o Cybercab nestes termos:

“É um carro de 25 mil dólares, só não tem nem volante, nem pedais. O cliente pode comprar o modelo de forma particular, se quiser.”

Elon Musk, CEO da Tesla

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208