Notícias Nova data de apresentação do Táxi-Robô da Tesla. Será desta?

Indústria

Nova data de apresentação do Táxi-Robô da Tesla. Será desta?

Após meses de especulação e de adiamentos, a Tesla parece ter uma nova data marcada para apresentar o seu Táxi-Robô, na Califórnia.

Tesla Model 3 Performance capô
© Pedro Alves / Razão Automóvel

A Tesla e o seu Táxi-Robô já não são uma história nova. No entanto, depois de meses de muita especulação e de várias apresentações adiadas, parece que a marca de Elon Musk vai finalmente apresentar o seu Táxi-Robô.

A data anunciada é próximo dia 10 de outubro, na Califórnia, no estúdio de cinema da Warner Bros, de acordo com o avançado pela Bloomberg. Será mesmo? Teremos de esperar para ver. Recorde-se que o Táxi-Robô já teve duas datas de apresentação marcadas, a última no dia 8 de agosto. Porém, até agora, nada se conhece sobre este modelo.

Na altura, a Tesla justificou o atraso com o facto “de as equipas precisarem de mais tempo para construir protótipos de veículos adicionais”. Mas depois disso, Musk ainda solicitou algumas alterações no design.

Tesla Model Y frente 3/4
© Tesla O Tesla Model Y é um dos modelos mais vendidos da Tesla

O Táxi-Robô da Tesla inicialmente iria partilhar plataforma com um elétrico de 25 mil euros — Model 2— cujo futuro continua incerto. Segundo fontes ligadas à Tesla, os planos são: “apostar tudo no Táxi Robô”.

De acordo com o noticiado pela Bloomberg, Musk estará a fugir do «negócio tradicional» da Tesla — a venda de elétricos — e a focar-se no desenvolvimento de “uma aplicação de transporte de passageiros alimentada por uma frota de Táxis-Robô.

Para quem não está familiarizado com o conceito, os “Táxi-Robô”, vêm introduzir no mercado uma condução 100% autónoma — sem condutor. Tudo através da utilização de tecnologias como sensores, câmeras, radares, LiDAR e claro, inteligência artificial (IA).

Um risco acrescido?

A introdução no mercado de veículos 100% autónomos está ainda num futuro distante. E tal como é referido por analistas deste setor, a aposta nos táxis robô representa um risco acrescido para a Tesla.

Afinal, são inúmeros os «obstáculos», tanto os de engenharia como os de legislação — apenas os EUA e a China permitem veículos autónomos (nível 4 e nível 5), mas ainda de uma forma limitada e experimental, como os da Waymo.

Na opinião de alguns investidores da Tesla, um negócio de táxis robô é muito mais complicado de avaliar do que o de um novo modelo de custo reduzido.

“A Tesla prometeu que todos os seus carros seriam totalmente autónomos há oito anos e, embora tenham mudado a sua abordagem várias vezes durante este período, muitos acreditam que ainda estão a anos de alcançar a autonomia total”.

John Krafcik, ex-CEO da Waymo

Recordamos que as tecnologias Autopilot e Full Self Driving, apesar dos nomes sugestivos, não transformam os modelos da Tesla em veículos autónomos, sendo assistentes à condução (no máximo, de nível 2) — o condutor continua a ser o único responsável pela condução do veículo.

Para além da marca de Elon Musk, existem ainda outros fabricantes a apostar nos Táxis-Robô, como é o caso da Rimac.

Fonte: Bloomberg