Notícias VW e Renault sem acordo. Alemães vão produzir sozinhos elétrico de 20 mil euros

Indústria

VW e Renault sem acordo. Alemães vão produzir sozinhos elétrico de 20 mil euros

O elétrico por menos de 20 mil euros pode estar mais perto do que nunca, com a Volkswagen a avançar sozinha para a sua produção.

teaser Volkswagen elétrico por menos de 20 mil euros
© Volkswagen

Ao que parece a Volkswagen vai mesmo seguir sozinha com a produção do seu citadino elétrico. Será lançado em 2027 e tem como objetivo um preço a rondar os 20 mil euros.

No início deste ano o Grupo Renault e a Volkswagen estiveram em conversações para produzir este pequeno elétrico em conjunto, mas ao que parece não conseguiram chegar a acordo.

Volkswagen up! frente 3/4
© Volkswagen O novo elétrico da Volkswagen deverá vir substituir o e-up! que deixou de ser produzido em 2023.

Este anúncio vem confirmar assim — aquilo já tinha sido noticiado pela Reuters —, que a Volkswagen teria desistido desta parceria tendo, por sua vez, decidido desenvolver o seu próprio elétrico barato sozinha.

Volkswagen quer “mobilidade elétrica para todos”

O diretor executivo de marca, Thomas Schäfer, afirmou que “apesar do preço baixo, este modelo irá estabelecer padrões em termos e tecnologia, design, qualidade e experiência de utilizador.”

“A nossa promessa de marca é: mobilidade elétrica para todos. E na Volkswagen nós cumprimos esta promessa.”

Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen

Schäfer não foi o único a pronunciar-se sobre o desenvolvimento deste modelo. No comunicado disponibilizado esta terça-feira o diretor-executivo do grupo, Oliver Blume, afirmou que uma das responsabilidades do grupo é a “mobilidade acessível”, e que o lançamento deste modelo representa o compromisso do grupo com este mote.

“Estou muito satisfeito com o lançamento de um projeto orientado para o futuro. Isto é sobre mobilidade elétrica da Europa, para a Europa.”

Oliver Blume, CEO do Grupo VW

Os maiores desafios deste projeto

Relembre que os planos da Volkswagen de lançar um elétrico por menos de 20 mil euros não são novos, porém vários desafios têm sido impostos, sendo que o maior deles se prende do lado dos custos de produção.

Este anúncio surge numa altura em que o mercado de elétricos na Europa passa por um período «tremido», sendo que são vários os construtores automóveis a adiar os seus planos de eletrificação total.

Para além disto, também o clima entre a União Europeia e a China parece estar a complicar-se cada vez mais, com estes a entrarem na Europa com elétricos a preços bastantes inferiores aos da oferta atual.

Sabe esta resposta?
Em que ano começou a ser produzida a Volkswagen Sharan?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fim de uma era na Autoeuropa. Foi produzido o último Volkswagen Sharan