Notícias Volkswagen Golf elétrico vai ser desenvolvido com ajuda da Rivian

Indústria

Volkswagen Golf elétrico vai ser desenvolvido com ajuda da Rivian

A Rivian vai ajudar a desenvolver a próxima geração do Volkswagen Golf, que voltará a ter uma variante elétrica.

Rivian R3 - 3/4 de traseira
© Elliot Ross / Rivian

O Volkswagen Golf já teve algumas vezes a «sua morte» dada como certa, uma vez que as motorizações a combustão não são compatíveis com as normas europeias que vão entrar em vigor a partir de 2035. A sua versão elétrica — e-Golf —, lançada em 2014, foi eliminada para dar lugar ao ID.3.

Contudo, «o jogo» parece estar prestes a virar. Segundo Thomas Schäfer, diretor-executivo da Volkswagen, vai começar a ser desenvolvida uma nova geração do Golf elétrico, o que poderá significar o fim do ID.3.

Volkswagen ID.3 GTX Performance dianteira 3/4
© Volkswagen Volkswagen ID.3

A nona geração do Golf será desenvolvida em conjunto com a Rivian e estará assente na Scalable Systems Platform (SSP) — a plataforma que vai tomar o lugar da MEB e PPE.

A joint venture entre a empresa norte-americana e o Grupo Volkswagen, recentemente oficializada, envolve um investimento de 5,45 mil milhões de euros, com o objetivo de desenvolver uma nova arquitetura elétrica e uma geração avançada de software. O Golf elétrico será um dos modelos a beneficiar desta tecnologia.

No entanto, este modelo está ainda longe de ser conhecido, de acordo com o diretor-executivo da Volkswagen: teremos de esperar até 2029. Enquanto isso, a Volkswagen vai continuar a investir no desenvolvimento do ID.3, que foi atualizado no início deste ano.

Indústria Grupo VW e Rivian oficializam parceria de 5,45 mil milhões. Qual é o plano?

É o fim do Golf a combustão?

A chegada ao mercado do Golf elétrico, no final desta década, não significa o final da produção do modelo a combustão. O atual Golf a combustão (oitava geração) poderá ver a sua vida comercial prolongada, pelo menos, até 2030:

E diz-se que poderá prolongar-se até mesmo 2035, ano em que, se tudo se mantiver como está, nos iremos despedir dos automóveis novos a combustão que emitam CO2, como mencionado acima.

O futuro Volkswagen Golf elétrico também não será o primeiro modelo da marca a usufruir das tecnologias da Rivian. Schäfer já tinha anunciado que a Audi e a Porsche serão as primeiras marcas do grupo a fazê-lo.

Fonte: Automotive News

Sabe esta resposta?
Que opcional fora do comum pode ser adicionado à pick-up Rivian R1T?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A opção mais intrigante na Rivian R1T? Uma cozinha
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

A opção mais intrigante na Rivian R1T? Uma cozinha