Notícias Volkswagen T-Roc 100% elétrico não será produzido em Portugal

Indústria

Volkswagen T-Roc 100% elétrico não será produzido em Portugal

O inédito T-Roc 100% elétrico faz parte de uma ofensiva elétrica da Volkswagen que também vai incluir um Golf e um citadino de 20 mil euros.

renderização Volkswagen T-Roc
© D.R. Cochespias / Wilkoblock

Em primeiro lugar serenemos os anseios: a segunda geração do Volkswagen T-Roc a combustão (inclui híbridos) vai para a Autoeuropa, como esteve sempre planeado. A produção arranca neste primeiro semestre.

O inédito T-Roc 100% elétrico, que está ainda a alguns anos de distância, será produzido no quartel-general da Volkswagen, em Wolfsburgo (Alemanha).

Volkswagen T-Roc Cabrio com Fábrica Osnabruque de fundo
© Grupo Volkswagen Já existe um T-Roc que não é produzido em Palmela. Osnabruque (Alemanha) é responsável pela produção do Volskwagen T-Roc descapotável.

Apesar de partilhar o nome, o T-Roc elétrico será uma proposta distinta do T-Roc a combustão, já que vai assentar sobre uma plataforma própria, específica para modelos elétricos.

Como exemplo desta abordagem, temos o caso dos Mini Cooper atuais: por fora parecem idênticos, mas os Cooper a combustão e elétricos assentam em plataformas distintas.

A plataforma do futuro T-Roc elétrico é a, há muito antecipada, SSP (Scalable Systems Platform), que tomará o lugar da MEB (onde assenta toda a família ID) e da PPE (Porsche Macan, Audi A6 e-tron, etc.).

O primeiro modelo assente sobre a SSP estava originalmente previsto ser lançado em 2026 (projeto Trinity). Só que entre todos os problemas que afetaram a Volkswagen nos últimos 4-5 anos — estruturais, software (que atrasou lançamentos), vendas dos elétricos abaixo das expetativas —, a introdução da SSP foi empurrada para 2028.

Não será, no entanto, o T-Roc elétrico a estreá-la, mas sim o futuro Golf elétrico. Foi o que Thomas Schäfer, o diretor-executivo da Volkswagen, anunciou num evento recente com os trabalhadores em Wolfsburgo.

O futuro elétrico de Wolfsburgo

Foram muitos os sobrolhos que se elevaram quando a Volkswagen confirmou a decisão histórica de transferir a produção do icónico Golf de Wolfsburgo para o México. Agora percebe-se, em pleno, a razão por detrás dessa decisão.

O Hall 54 em Wolfsburgo, onde o Golf a combustão tem sido produzido, será convertido para produzir a nova geração de elétricos assentes sobre a SSP, nomeadamente, o Golf e o T-Roc. O Golf está previsto para 2028 e o T-Roc chegará depois, talvez em 2029.

“Isto vai estabelecer Wolfsburgo como a capital da nossa nova classe de modelos compactos elétricos”.

Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen

As expetativas são ambiciosas. Quando a produção dos dois modelos elétricos estiver em velocidade de cruzeiro, sairão das linhas de produção de Wolfsburgo cerca de 500 mil unidades anualmente.

Autoeuropa tem um elétrico no seu futuro?

Apesar da Autoeuropa não ficar com a produção do T-Roc elétrico, continua a estar na corrida para a produção de um novo Volkswagen 100% elétrico.

Este novo elétrico será o mais barato da marca alemã — preço em torno dos 20 mil euros — e foi confirmado no mesmo evento, onde vimos o primeiro teaser.

Por enquanto é conhecido como ID.1, mas o nome final ainda não foi confirmado. O que sabemos é que vai chegar em 2027. Fique com mais detalhes: