Notícias Quando é que começam as obras da nova ponte sobre o rio Tejo

Terceira Travessia do Tejo

Quando é que começam as obras da nova ponte sobre o rio Tejo

Da nova ponte sobre o rio Tejo depende a operacionalidade do novo Aeroporto. Estudos iniciados em 2008 são determinantes para cumprir os prazos da Terceira Travessia do Tejo em Lisboa.

Ponte Vasco da Gama
© Lusoponte

As margens do rio Tejo, junto a Lisboa, vão conhecer nos próximos anos a sua maior transformação desde a construção da Ponte Vasco da Gama (imagem em destaque) — cujas obras foram concluídas em 1998 e celebradas com uma feijoada.

Esta nova ponte sobre o rio Tejo é considerada determinante para o país. Localizada entre Chelas e o Barreiro, a construção da Terceira Travessia sobre o Tejo (TTT) em Lisboa vai permitir responder às necessidades do novo aeroporto e ligar Porto, Lisboa e Évora à cidade de Madrid através de um comboio de alta velocidade.

Por isso, há dois momentos importantes neste projeto: o início das obras e a conclusão das mesmas. Sobre o fim das obras ainda não existe entendimento entre a ANA, que gere os aeroportos em Portugal, e o Governo.

Obras podem arrancar em 2030 mas…

As obras da nova ponte do rio Tejo, para já nomeada pelo Governo como Terceira Travessia do Tejo (TTT) em Lisboa, não deverão começar antes de 2030. Mas é preciso que tudo corra sem sobressaltos.

Esta estimativa, feita pelo Jornal Económico com o apoio de especialistas na matéria, pressupõe que não haja atrasos devido a contestações legais (procedimentos de contratação pública) ou ambientais movidos pelos candidatos à construção da nova ponte.

Para já, de acordo com o comunicado do Governo, os próximos passos neste processo são a conclusão dos estudos relativos às caraterísticas da TTT e a definição de um novo modelo de gestão para as três travessias do Tejo em Lisboa, que inclua a construção da TTT.

Um projeto que não vai começar agora

Oficialmente, as obras da nova ponte sobre o rio Tejo ainda não arrancaram, mas há vários anos que o projeto tem vindo a ser estudado.

Desde 2008 que a RAVE – Rede Ferroviária de Alta Velocidade SA tem vindo a trabalhar na TTT, definindo o local da estrutura, estudos de alçado e tipologia da ponte, que visualmente deverá ser algo semelhante à Ponte Vasco da Gama.

Simulação visual: pormenor da torre Norte
© Agência Portuguesa do Ambiente Renderização da Torre Norte da Terceira Travessia do Tejo.

No entanto, os estudos precisam de ser atualizados, incluindo avaliações de impacto ambiental, cuja conclusão poderá levar dois a três anos. Entre as potenciais candidatas à construção estão a Mota-Engil, a Sacyr e a Vinci. No total, a nova ponte deverá custar 2,2 mil milhões de euros.

Carros e comboios na nova ponte

No total, o projeto prevê seis vias para automóveis e quatro para comboios convencionais e de alta velocidade. A componente ferroviária integra-se na Rede Ferroviária Convencional (Linha de Cintura, Linha do Alentejo e acesso ao Novo Aeroporto de Lisboa), permitindo a ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid.

O projeto inicial não previa a circulação de automóveis, mas o Governo foi sensível aos argumentos dos autarcas da região, entre eles Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal. Quanto a dimensões, a nova TTT vai ter sete quilómetros, menos cinco quilómetros que a ponte Vasco da Gama com 12,345 km (contabilizando apenas a extensão sobre as águas do Tejo).

Recordamos que até 2018, a Vasco da Gama esta ponte era a mais longa da Europa, com 17,185 km, dos quais 12,345 km são feitos sobre as águas do Tejo. Atualmente, o título pertence à Ponte da Crimeia, com 18,100 km.