Já se venderam mais carros que em 2013. E agora?

Já se venderam mais carros que em 2013. E agora?

Mas, além das compras de carros novos, o que é que está a acontecer mais?

1. As financeiras estão a posicionar-se para um re-arranque do mercado de crédito para o automóvel. Dados recentes dizem mesmo que o crédito automóvel para compra de automóveis novos por particulares cresceu 43,4% em relação ao semestre anterior (nas empresas 56,7%). A Cetelem diz que o crédito automóvel é a sua prioridade do momento.

2. As gestoras de frota reforçam a sua ligação aos clientes. A Leaseplan, líder de mercado, apresentou o Relatório de Níveis de Serviço. A ALD Automotive lançou um serviço de gestão de telemática. E a Arval criou um ambiente digital para o cliente ter acesso a todas as informações da sua frota.

3. O Car-sharing começa a ser uma realidade. Um relatório da própria associação dos construtores de automóveis (ACEA) admite que este modelo pode ser uma opção para quem ainda não tem carro e vive nas cidades. Em junho, aparece mais um novo operador em Lisboa. A Leaseplan está associada ao projecto da City Drive, mas a ALD Automotive tem também o seu projecto-piloto nesta área.

4. E o próximo Orçamento de Estado também promete. Em cima da mesa, e praticamente confirmadas, estão duas importantes medidas que podem revitalizar ainda mais o mercado. Uma delas é a reintrodução do incentivo ao abate de veículos, que em Espanha fez com que sete em cada dez carros vendidos tivessem este apoio. A outra terá a ver o combate à hegemonia do gasóleo e da gasolina. Por um lado, espera-se o alívio da carga fiscal na aquisição de viaturas elétricas ou híbridas. Por outro, propõe-se mais incentivos ao uso de combustíveis alternativos como o GPL, possibilidade em que algumas marcas já se estão a mexer. Toda esta informação está resumida neste trabalho, que podem consultar aqui.

parque automóvel portugal fleet magazine 2