Notícias Lamborghini chinesa chega a Portugal. A partir de 37 500 mil euros

Lamborghini chinesa chega a Portugal. A partir de 37 500 mil euros

O histórico grupo Auto Industrial é o importador da Forthing, a mais recente marca chinesa a chegar a Portugal. Já conhecemos os preços.

ZHAOJIN

Conhecem a história da Lamborghini? A marca italiana que produzia tratores e que, por desígnio do seu fundador, entrou na indústria automóvel. Pois bem, a Forthing também começou a sua atividade com a produção de tratores e, curiosamente, também tem um animal no seu logótipo.

Porém, as semelhanças entre a histórica marca italiana e esta marca chinesa, detida pela Dongfeng Motor Corporation — um dos maiores grupos chineses da atualidade — acabam aqui. As ambições das Forthing não passam pelos supercarros.

A Forthing, que começa este mês a ser comercializada em Portugal, tem outras ambições: oferecer modelos acessíveis e bem equipados nos principais segmentos do mercado. Uma marca que se junta assim às chinesas BYD, Xpeng, MG, Maxus e Aiways no mercado português.

Preço baixo e muito equipamento

Numa primeira fase, esta marca — cuja responsabilidade de importação está a cargo da Auto Industrial, uma empresa com mais 100 anos de história no setor automóvel —, vai comercializar quatro modelos.

O mais barato será, curiosamente, o maior de todos eles. Chama-se Forthing U-Tour, é um monovolume de 7 lugares e custará 37 500 euros.

O Forthing U-Tour, numa primeira fase, estará disponível apenas com um motor 1.5 turbo, sempre associado a uma caixa automática de dupla embraiagem com 7 velocidades.

No segmento dos SUV familiares, a responsabilidade estará a cargo do Forthing Friday EV e HEV. Neste caso, estarão disponíveis versões 100% elétricas e híbridas, recorrendo a tecnologia fornecida pela BYD ao nível dos motores e das baterias.

A versão híbrida (HEV) do Forthing Friday custará 38 500 euros. Já a opção 100% elétrica, com um pack de baterias de 86 kWh e 510 km de autonomia máxima, terá um preço base de 51 500 euros.

Mais tarde, chegará a berlina Forthing S7, um modelo também 100% elétrico e que já pertence à mais recente geração de modelos da marca chinesa.

O Forthing S7 tem a sua estreia europeia agendada para o Salão de Paris. O preço deste modelo arrancará nos 44 500 euros.

Segundo Pedro Galvão, Diretor Geral da Forthing Portugal, todos os modelos da marca estarão disponíveis apenas com um nível de equipamento, “oferecendo sempre um conjunto de tecnologias que noutras marcas são opcionais”. “A nossa estratégia é oferecer muita tecnologia a preços competitivos” sublinhou.

Sobre os donos da Forthing

A Forthing é desde 2001 o «braço forte» da Dongfeng no setor automóvel. Um «braço forte» e cada vez mais longo, que chega agora pela primeira vez à Europa.

Na China, a Dongfeng é um dos maiores fabricantes de automóveis locais, com uma produção anual superior a um milhão de veículos. O grupo fabrica uma vasta gama de modelos comerciais ligeiros e pesados, que são vendidos em mais de 100 países.

No âmbito das suas joint-ventures, a Dongfeng já produziu automóveis para marcas como a Nissan, Honda, Peugeot e Citroën.

Importador com história

Em Portugal, a importação desta marca está a cargo do Grupo Auto Industrial, que ao longo de vários anos teve uma forte ligação à Opel. Atualmente, está presente em diversas áreas de atividade: comércio automóvel, importação e distribuição de máquinas agrícolas, importação e distribuição de equipamentos náuticos e, finalmente, importação e distribuição de micromobilidade elétrica.

Com sede em Coimbra, a Auto Industrial emprega atualmente cerca de 638 trabalhadores e tem um volume de negócios agregado que ultrapassou os 300 milhões de euros em 2023.