Notícias FIAT Grande Panda elétrico em Portugal por menos de 25 mil euros

Preços

FIAT Grande Panda elétrico em Portugal por menos de 25 mil euros

Já se pode encomendar o novo Fiat Grande Panda 100% elétrico em Portugal. Fique a conhecer a gama e preços.

Fiat Grande Panda frente
© FIAT

Não adianta estar com rodeios: o novo FIAT Grande Panda elétrico chega a Portugal com preços a começar nos 23 550 euros.

Isto faz da nova proposta da FIAT para o segmento B — o outro Panda, o mais pequeno, mantém-se no segmento dos citadinos (seg. A) —, um dos 100% elétricos mais baratos do mercado, sendo apenas 150 euros mais caro que o «primo» Citroën ë-C3.

Primo? Sim, primo. Isto porque o italiano e o francês, apesar do estilo exterior e interior diferenciados, partilham praticamente tudo entre eles. Desde a plataforma à motorização e bateria.

Por isso, não é de admirar que apresentem as mesmas características técnicas. O FIAT Grande Panda monta o mesmo motor elétrico de 83 kW (113 cv) na dianteira e equipa a mesma bateria LFP (fosfato de ferro-litio) de 44 kWh do ë-C3. A autonomia de 320 km (ciclo combinado WLTP) é também idêntica.

Há mais diferenças para além do estilo

Apesar de tudo o que os aproxima, o Grande Panda elétrico distingue-se de várias formas. O aspeto mais distinto e curioso do italiano é, talvez, o cabo de carregamento.

Este não vem numa sacola, nem sequer está solto a «dançar» na bagageira. O cabo de carregamento é retrátil e encontra-se alojado à frente, debaixo do capô. É acessível via uma pequena porta na «grelha», por detrás do logótipo da FIAT. Uma solução que a marca diz ser mais confortável e limpa.

FIAT Grande Panda - cabo de carregamento em espiral
© FIAT Uma solução que promete evitar muitas mãos sujas.

De série, o FIAT Grande Panda elétrico tem uma potência de carregamento de 7 kW (20-80% em 3h43min) em corrente alternada (AC). Em alternativa está disponível o cabo AC com 11 kW (20-80% em 2h55min), como também o de corrente contínua (DC) de 100 kW (20-80% em 33min).

Gama para Portugal

As encomendas já abriram para o FIAT Grande Panda elétrico, que chega a Portugal em duas versões: (RED) e “La Prima”.

O Grande Panda (RED) é a versão mais acessível e arranca nos já mencionados 23 550 euros. O Grande Panda “La Prima” começa nos 26 550 euros.

Tal como já acontece Citroën C3, também veremos o FIAT Grande Panda receber motorizações a combustão mild-hybrid. Mas essas só chegarão no segundo trimestre de 2025.

Atualização às 16h45 — Foi adicionado o preço da versão “La Prima” e a previsão da chegada das versões a combustão.