Notícias Audi RS Q8 está mais potente que nunca e sem ajudas elétricas

Preços

Audi RS Q8 está mais potente que nunca e sem ajudas elétricas

A Audi atualizou o RS Q8 com mais potência e uma opção (ainda) mais desportiva. Descubra tudo o que mudou e os preços em Portugal.

Audi RS Q8 Performance - 3/4 de frente
© Audi

A Audi não está para brincadeiras. Depois de ter lançado na semana passada o seu elétrico mais potente de sempre, chegou agora a vez de o SUV, o RS Q8, mostrar o que vale.

Com esta atualização, o Audi RS Q8 mantém o motor V8 biturbo, que debita uma potência máxima de 600 cv e tem um binário de 800 Nm. No entanto, agora, há também uma nova versão Performance, que eleva a potência até aos 640 cv e o binário para os 850 Nm.

Segundo a marca, com esta nova opção, o Audi RS Q8 Performance passa a ser o modelo com motor de combustão, produzido em série, mais potente da história da Audi Sport GmbH.

Com estes valores «traduzidos» para prestações, ficamos a saber que o Audi RS Q8 consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,8s na sua versão base. Quanto à versão Performance, mais potente, a mesma meta chega ligeiramente mais cedo, passados apenas 3,6s.

Em ambos os casos, a velocidade máxima declarada é a que está limitada pela eletrónica a 250 km/h. No entanto, caso o cliente assim o deseje, esta pode passar para os 305 km/h com a adição do pacote dinâmico plus, disponível em opção.

Com esta versão Performance, o Audi RS Q8 registou ainda outro valor que é, atualmente, bastante procurado. Falamos do tempo registado numa volta completa ao traçado do Nürburgring-Nordschleife que o RS Q8 completou em 7m36,698s. E mais uma vez, segundo a marca, isso fez com que este passasse a ser o SUV de produção mais rápido no circuito alemão.

Dinâmica ainda mais apurada

De forma a garantir uma boa eficácia dinâmica, ambas as versões do Audi RS Q8 estão equipadas com o sistema de tração integral quattro. Em conjunto com a caixa automática Tiptronic de oito velocidades — com uma afinação específica para estas versões — e um diferencial central mecânico, fica garantida uma repartição de potência de 40:60 entre o eixo dianteiro e o traseiro.

Tanto a versão base como a Performance estão equipadas de série com uma suspensão pneumática adaptativa, com uma variação máxima em altura de 90 mm. E para garantir uma dinâmica ainda mais apurada, também não falta um sistema de quatro rodas direcionais.

Disponível apenas como opção, o pacote dinâmico plus não inclui apenas uma variação na velocidade máxima do Audi RS Q8. Este conjunto de equipamento também conta com o sistema de travagem mais potente com discos cerâmicos, o diferencial desportivo e o sistema de estabilização eletromecânica ativa de rolamento (eAWS).

Audi RS Q8 e Audi RS Q8 Performance
© Audi

Este último, é a exceção à regra no que diz respeito a ajudas elétricas, mas não tem nada a ver com o motor V8 do RS Q8. Em ambos os eixos, há um motor elétrico bastante compacto, que liga as duas metades da barra estabilizadora. Em reta, os motores estão desligados, mas em curva, estes fazem com que estas metades rodem em sentidos opostos, minimizando os movimentos laterais da carroçaria.

Descubra o seu próximo automóvel:

Visual ainda mais RS

No exterior, as maiores alterações centram-se na nova grelha dianteira em formato de favo de mel, pintada em preto brilhante e com entradas de ar de maiores dimensões. Na traseira, o novo RS Q8 mantém uma das características que são mais associadas aos modelos que incluem a sigla RS: as saídas de escape ovais.

Além de tudo isto, o equipamento do Audi RS Q8 foi reforçado com o sistema de iluminação Matrix LED, sendo que, para distinguir estas versões dos restantes Q8, está presente uma exclusiva moldura escurecida.

Para distinguir o RS Q8 da versão Performance, mais potente, há apenas um detalhe. Em vez da pintura em preto brilhante nos retrovisores, no spoiler dianteiro e no difusor traseiro, estes passam a estar pintados em cinzento mate.

No interior, além de um visual mais de acordo com as características mais desportivas destas versões, estão disponíveis três pacotes de personalização: em vermelho, cinzento ou azul. Este último, exclusivo da versão Performance.

Audi RS Q8 ainda este mês

O Audi RS Q8 2024 vai estar disponível para encomenda já a partir do dia 27 de junho. Os preços começam nos 141 900 euros no caso da versão base ou nos 155 700 euros, na versão Performance.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência da Audi RS2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2