Notícias Ferrari F2001 de Schumacher volta a leilão e pode bater recordes

Leilão

Ferrari F2001 de Schumacher volta a leilão e pode bater recordes

O Ferrari F2001 com que Michael Schumacher conquistou o seu quarto título na Fórmula 1 vai regressar a leilão. É esperado um valor de venda «absurdo».

Ferrari F2001 - 3/4 de frente
© RM Sotheby's

O Ferrari F2001, uma das maiores estrelas da era de ouro de Michael Schumacher na Fórmula 1, está de volta aos holofotes. O chassis n.º 211, que conquistou vitórias memoráveis no Mónaco e na Hungria, será leiloado em maio, pela RM Sotheby’s, e espera-se que o seu preço de venda atinja um novo recorde.

Este mesmo chassis já tinha sido vendido em leilão em 2017, também pela RM Sotheby’s, por 7,5 milhões de dólares (cerca de 6,6 milhões de euros). Mas com o crescente interesse por veículos de competição com histórico comprovado, estima-se que este valor possa ser facilmente superado.

O chassis #211 do F2001

Desenvolvido por Rory Byrne e Ross Brawn, o Ferrari F2001 pertence à saudosa era V10 da Fórmula 1, com o bloco de três litros a conseguir fazer mais de 17 000 rpm.

Este monolugar foi uma das peças-chave na caminhada de Schumacher rumo ao quarto campeonato da sua carreira na Fórmula 1, numa época em que a superioridade técnica da equipa de Maranello era incontestável.

A vitória no Grande Prémio do Mónaco, considerada uma das mais prestigiadas de cada temporada, foi ainda mais especial. Aos comandos deste chassis n.º 211, foi a primeira vez que Michael Schumacher conquistou a vitória no Principado ao volante de um Ferrari — ainda que tivesse sido a sexta da sua carreira.

Meses depois, na Hungria, este mesmo chassis n.º 211 garantiu matematicamente o título mundial ao piloto alemão, apesar de ainda faltarem quatro provas para o final da temporada de 2001.

Agora, oito anos depois do leilão anterior, o Ferrari F2001 mantém o motor V10 original (tipo 050) e foi recentemente submetido a uma revisão completa, efetuada pela Ferrari Classiche.

Este exemplar está perfeitamente operacional e pronto a ser pilotado, algo pouco comum nestes modelos históricos, que raramente são preservados em estado funcional.

Além disso, o F2001 com o chassis #211 faz parte do exclusivo programa F1 Clienti, podendo ser utilizado em eventos organizados pela própria Ferrari, com assistência técnica oficial da marca.

A venda deste exclusivo lote terá lugar em maio, em Miami, coincidindo com o Grande Prémio da cidade norte americana. Será um momento de enorme visibilidade e mais uma oportunidade para reforçar a aura de lenda que envolve Michael Schumacher.