Notícias Este FIAT Panda 4×4 poderá valer até 40 mil euros. Saiba o motivo

Leilão

Este FIAT Panda 4×4 poderá valer até 40 mil euros. Saiba o motivo

Este FIAT Panda 4x4 de 1986 que vai a leilão tem quase 120 000 km, mas a sua proveniência faz com que possa ser arrematado por um valor muito acima do mercado.

Fiat Panda 4x4 1986 Gianni Agnelli - frente
© RM Sotheby's

Este FIAT Panda 4×4 parece igual a tantos outros, mas acaba por ser um pouco mais especial. Afinal, nem todos os Panda se podem gabar de ter tido Gianni Agnelli como primeiro proprietário.

Figura incontornável da indústria automóvel europeia, Gianni Agnelli foi o homem que liderou a FIAT durante décadas e acabou por moldar o panorama económico italiano durante esse período. Estilo, visão e exigência marcaram o seu percurso, até nos carros que escolhia para o dia a dia.

Entre eles esteve este FIAT Panda 4×4, que chegou às mãos do empresário em fevereiro de 1986 e fez parte da sua garagem durante 15 anos. Agora está disponível para venda através de um leilão muito especial da RM Sotheby’s.

Esta unidade, com o chassis n.º ZFA141A0005751638, foi das primeiras a sair da linha de montagem, já com as melhorias aplicadas em 1986 a este modelo. Entre elas, estão as janelas laterais dianteiras com um único vidro, por exemplo, mas também outras de caráter mais técnico.

Ainda assim, a versão 4×4 manteve as molas traseiras de lâmina e o eixo rígido posterior, que se revelou uma companhia perfeita para o motor FIRE de quatro cilindros e 1108 cm3. Especialmente nos pisos mais complicados das montanhas de St. Moritz (Suíça), que Agnelli frequentava muitas vezes e que ajudou certamente a colocar o odómetro próximo dos 120 mil quilómetros que agora apresenta.

Na secção dianteira é reconhecida de imediato a imagem de família dos modelos da FIAT da altura, enquanto atrás, os logótipos Steyr Puch identificam os autores do sistema de tração integral.

Preservar a história

Gianni Agnelli foi o proprietário deste FIAT Panda 4×4 até 2001, sendo que entre esse ano e 2020, surgiram mais quatro registos de propriedade para este citadino italiano.

Miguel Dias com Fiat Grande Panda
Vídeos RA

FIAT Grande Panda. Este é o elétrico barato que faltava

8/10

O FIAT Grande Panda não se destaca apenas pelo preço baixo, mas também pela sua personalidade. Chega a Portugal em março.

Miguel Dias

O mais recente, ao aperceber-se da sua importância histórica, optou por restaurá-lo meticulosamente até ao último parafuso, com o objetivo de lhe devolver o visual que ostentava em 1986. Foi um restauro que durou cerca de cinco anos e que o deixou no estado de conservação imaculado que se pode ver nas imagens.

O FIAT Panda 4×4 de Gianni Agnelli faz parte de um conjunto de três lotes, todos eles automóveis únicos que tiveram o industrial italiano como primeiro proprietário.

É uma oportunidade única para colecionadores e que transmite a relação íntima que Agnelli manteve com o automóvel — não só como presidente da FIAT, mas como um verdadeiro apaixonado pela condução.

Segundo a leiloeira, a sua venda deverá alcançar um valor entre os 20 000 euros e os 40 000 euros. O que são duas a quatro vezes mais que o preço médio do mercado.